Ícone do site Jornal O Sul

“A Favorita”, filme do grego Yorgos Lanthimos, conquistou no domingo sete prêmios na 72ª edição do Bafta

Rachel Weisz ganhou como a Melhor Atriz Coadjuvante. (Foto: Divulgação)

“A Favorita”, filme do grego Yorgos Lanthimos, conquistou no domingo (10) sete prêmios na 72ª edição do Bafta, principal premiação do cinema britânico. Mas “Roma”, a ode à infância do mexicano Alfonso Cuarón, conseguiu a estatueta mais cobiçada da noite, o de Melhor Filme.

“Roma” levou também os prêmios de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Diretor e Melhor Direção de Fotografia, estes dois últimos para Cuarón, responsável também pelo roteiro do longa.

O filme do mexicano saiu da cerimônia com quatro dos setes prêmios para os quais havia sido indicado. “A Favorita” havia recebido 12 indicações. O filme venceu nas categorias de Melhor Atriz (Olivia Colman), Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz), Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Design de Produção, Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro Original e Melhor Figurino.

Freddie Mercury e Lady Gaga

Além dos dois grandes vencedores da noite, a biografia de Freddie Mercury, “Bohemian rhapsody”, terminou a premiação com duas das máscaras douradas do Bafta.

Rami Malek subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Ator Protagonista e o filme de Bryan Singer – que recentemente foi acusado de agressão sexual e que foi demitido das filmagens antes do final – levou também o prêmio de Melhor Som.

Já “Nasce uma estrela” levou o de Melhor Trilha Sonora, prêmio que foi recebido por Bradley Cooper, autor da trilha junto com Lukas Nelson e a ausente Lady Gaga. “Infiltrado na Klan”, de Spike Lee, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, enquanto “Pantera Negra” levou o de Melhores Efeitos Especiais e Mahershala Ali foi reconhecido como Melhor Ator Coadjuvante por “Green Book – O guia”.

O prêmio de Melhor Montagem ficou com “Vice”, que não ganhou mais nada na noite, enquanto “Homem-Aranha: No Aranhaverso” levou o Bafta de Melhor Animação; “Free Solo” foi premiado como Melhor Documentário; “73 Cows”, como o Melhor Curta Britânico; e “Roughhouse”, como Melhor Curta Britânico de Animação.

Sair da versão mobile