Ícone do site Jornal O Sul

A fazenda

Bumlai (Foto: Reprodução)

O pecuarista José Carlos Bumlai enrolou na entrevista ao Estadão. Amigo do peito de Lula, ele tinha, sim, acesso livre ao gabinete no Planalto e o visitava. Bumlai transitava com desenvoltura pelo Palácio e foi até cogitado para ser ministro da Agricultura. Mas ganhou algo melhor. No primeiro Governo Lula, o pecuarista de gado de corte vendeu a fazenda São Gabriel, em Corumbá (MS), para o Incra assentar 350 famílias. Embolsou milhões. Além de amigo do Barba, é do peito de Fábio Luís, o Lulinha.

Memória
A descoberta do trânsito livre de Bumlai no Palácio foi deste repórter e publicada com foto de Marcos Brandão no Informe JB em 15 de abril de 2009. A Veja reproduziu.

Em outro mundo
Aumentou ainda mais a ira de Lula com o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo. Na cabeça de Lula, ele pode e deve ter ingerência sobre a PF. Pela lei, não deve, não.

Lá, como cá
Portenhos citam para brasileiros que Maurício Macri, o empreiteiro que concorre à presidência da Argentina, lembra Fernando Collor – fisicamente e no perfil.

O troco do QG
Pouco menos de um ano após a conclusão dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que mexeu com os brios dos militares veteranos, um episódio ocorrido ontem em Santa Maria (RS) foi classificado como vingança do QG e desagradou a esquerdistas – e a alguns conselheiros da extinta CNV.

Provocação
O comandante da 3ª Divisão do Exército, Gal. José Carlos Cardoso, fez cerimônia de homenagem póstuma ao Cel. Brilhante Ustra, considerado o maior torturador do regime. O general enviou convite digital para militares, ao qual a Coluna teve acesso.

12 anos!
A Justiça retoma hoje em BH o julgamento dos réus da Chacina de Unaí (MG), onde quatro fiscais do trabalho foram assassinados em 2003. Familiares organizam vigília.

The Judge
O The New York Times publicou no domingo uma ampla reportagem com perfil do juiz Sérgio Moro, apontado pelo jornalão como o grande guardião da Justiça no Brasil.

Laços de família
O lobista Alexandre Paes dos Santos, preso pela PF na nova fase da Operação Zelotes-Carf, é cunhado do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), casado com a irmã da esposa do parlamentar. Eunício não tem ligação com o lobista.

Laços de família 2
Paes é investigado por ‘comprar’ uma Medida Provisória no Governo Lula para beneficiar o setor automotivo – após aprovada, o dinheiro foi repassado a um escritório de advocacia ligado a uma empresa do caçula do ex-presidente Lula.

Brasil dos cervejeiros
Apesar do alto imposto (60% de tributo no preço de cada garrafa!) as cervejas artesanais e seus festivais crescem. O Piribier avança nas capitais do Centro-Oeste. Em Belisário (MG), estreia dia 31 a Oktobereerlisariofest. O setor quer entrar no Simples.

Gasolina & Sergei
A criatividade é algo comum aos detentos do Centro-Oeste. Para quem achou surreal a tentativa de fuga, com máscara de mulher, de Clodoaldo ‘Gasolina’ em Aparecida de Goiânia (GO), não lembra de César dos Santos. Em abril de 2001, ele tentou atravessar o muro do Instituto Penal de Campo Grande (MS) num salto com vara.

No que deu..
Não é exagero dizer que os dois presidiários deram com a cara no chão. Literalmente. Dos Santos passou a ser apelidado de Sergei Bubka, o grande atleta – que deu certo.

Ponto Final
E o filho do Lula, empresário de futebol americano, hein!? Correu como um Quarterback da PF ontem na Operação Zelotes.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sair da versão mobile