Atenção, fãs do falecido Orkut: a rede social não ressurgiu das cinzas. Neste fim de semana, vários internautas começaram a comemorar o fato de a plataforma estar disponível na loja de aplicativos do Google, mas nem tudo é o que parece ser.
O assunto rendeu bastante durante sábado (7). No Twitter, ele o termo chegou a ser o primeiro mais comentado, com mais de 27 mil publicações.
No Google Play, há um app chamado Orkut. Ele é super parecido com o visual da rede social que moveu gerações no passado. No entanto, ele nada tem de oficial.
Assim que você instala o programa em seu celular, uma mensagem surge na tela informando que se trata de uma rede social criada por um fã. Nada mais do que isso.
O alerta ainda destaca que o usuário não poderá recuperar a sua conta do passado e nem ter acesso às suas fotos, comunidades etc.
E faz sentido. Até porque o aplicativo do Orkut que está disponível no momento não tem absolutamente nenhuma ligação com o seu criador Orkut Büyükkökten e nem com o Google, que comprou a plataforma tempos depois e a descontinuou em 2014.
Privacidade
Ok, você sentiu saudade e resolveu testar o Orkut criado por um fã. Por mais que a nostalgia fale alto, é preciso ter ciência de que não há garantias do Google de que os seus dados estarão protegidos.
Vai saber como as suas informações pessoais de cadastro, fotos e comportamento online serão usadas mais tarde.