Ícone do site Jornal O Sul

A Nasa divulga primeiro vídeo do robô Perseverance e mostra pouso arriscado em cratera de Marte

Momento em que o robô Perseverance toca o solo de Marte, no dia 18 de fevereiro. (Foto: Nasa)

Cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, divulgaram nesta segunda-feira (22) o vídeo gravado pelo robô Perseverance durante o pouso em Marte no último dia 18, no arriscado local conhecido como cratera de Jezero.

“Esta é a primeira vez que somos capazes de gravar um pouso em Marte como esse”, disse o diretor do Laboratório de propulsão a jato da Nasa, Michael Watkins.

No vídeo, é possível ver em detalhes como o robô realizou a delicada manobra de pouso durante os chamados “sete minutos de terror”: nesse intervalo de tempo, o veículo teve de reduzir a velocidade de 20 mil km/h para 0 km/h.

Ainda na atmosfera marciana, é possível ver o robô abrir o paraquedas que o ajuda a perder velocidade de voo. Neste momento, o veículo está a apenas 11 km do solo.

Em seguida, o Perseverance se separa do escudo térmico que foi essencial para protegê-lo de temperaturas da atmosfera marciana de até 2.100°C.

Então, por um curto período de tempo o robô cai livremente. Neste momento, os retrofoguetes são acionados e três cordas de náilon e um “cordão umbilical” são lançados, por meio dos quais o Perseverance desce lentamente até o solo. A manobra foi chamada pelos cientistas de “sky crane” (guindaste no céu).

Logo após essa sucessão de eventos, as rodas do robô tocam o solo rochoso e avermelhado de Marte e o veículo se solta das cordas e do cordão do propulsor que o ajudaram a pousar.

“Tenho certeza que vamos estudar esse vídeo por muitos, muitos anos, em busca dos detalhes”, disse um dos cientistas que coordenou a missão, Al Chen.

A chegada do robô ocorreu na cratera de Jezero, região do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Este é considerada o local de pouso mais perigoso já tentado em uma missão interplanetária.

Primeiras imagens e pouso

O Perseverance pousou em Marte na quinta-feira (18), sete meses depois de a missão ter partido da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 30 de julho de 2020.

O robô enviou as primeiras imagens coloridas e em alta definição de Marte na sexta-feira (19), um dia após pousar no planeta. Com 19 câmeras acopladas, o robô tem o maior número de câmeras em um único veículo já enviadas a uma missão espacial.

Em uma das fotos, é possível ver o céu visto de Marte. Outra imagem colorida mostra uma das seis rodas do robô sob o solo arenoso do planeta vermelho.

O robô passará os próximos dois anos explorando a cratera de Jezero em busca de vestígios de vida que tenha existido no passado marciano.

Para a exploração, o veículo carrega instrumentos para coletar amostras, observar a geologia e transformar dióxido de carbono em oxigênio para viabilizar uma missão com humanos no planeta. Essa conversão será um dos passos essenciais para a Nasa conseguir levar astronautas em uma missão tripulada no futuro.

Acoplado ao Perseverance também está o Ingenuity, um helicóptero de 1,8 kg com hélices que giram cerca de 8 vezes mais rápido do que um helicóptero comum. O robô explorador é o mais sofisticado já enviado ao espaço.

Sair da versão mobile