Ícone do site Jornal O Sul

A Noite dos Museus é neste sábado em Porto Alegre

Com programação artística a partir das 18h30min, Casa de Cultura Mario Quintana ficará aberta até 22h. (Foto: For Real Company)

Com o tema “A arte desperta”, a edição deste ano do projeto Noite dos Museus conta, neste sábado (29), com 38 espaços participantes em Porto Alegre. As atividades ocorrem em 12 bairros da capital gaúcha, com o propósito de conectar patrimônio, memória e contemporaneidade em uma programação gratuita e diversificada. A expectativa é de que mais de 200 mil pessoas circulem pelas ruas da cidade.

O evento nasceu em Porto Alegre, em 2016, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e transformar os espaços museológicos em palcos para a arte contemporânea. Realizado anualmente, o projeto reúne artistas de diversas linguagens para uma noite única de performances, instalações e experiências artísticas que despertam novos olhares sobre o patrimônio cultural da cidade.

Neste ano, as atividades ocorrem em 12 bairros de Porto Alegre: Centro Histórico, Bom Fim, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Menino Deus, Navegantes, Rio Branco, Santana, Partenon e Vila Ipiranga. A programação completa da Noite dos Museus, incluindo as atividades em espaços abertos como praças e ruas, e a corrida noturna, novidade da edição deste ano, pode ser acessada no site do evento.

Na Casa de Cultura Mario Quintana, o público poderá acessar o primeiro e o segundo andares do prédio, onde estarão abertos dois de seus principais acervos: o espaço dedicado à cantora Elis Regina e o emblemático Quarto de Mario Quintana, preservado como memória do poeta.

A programação artística da Casa tem início às 18h30min, com apresentação da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, com o espetáculo “Scanner”, dirigido por Airton Tomazzon. Em seguida, a partir das 19h30, Gabriel Romano sobe ao palco para um solo de acordeon com um repertório autoral ancorado em referências da música gaúcha.

Às 20h30, um encontro inédito entre Adriano Trindade & Pietra reúne jazz brasileiro e MPB em um formato colaborativo na Travessa dos Cataventos. Já o Grupo Tholl ocupa as passarelas e sacadas da CCMQ com uma intervenção de arte circense a partir das 21h30. O cantor Daniel Torres fecha a programação com música nativista e tradicionalista, a partir das 22h.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) oferece acesso aos dois andares expositivos, à cafeteria e à loja do Museu. Cinco exposições poderão ser visitadas: “Giselle Beiguelman – Naturezas desviantes”, “Elias Maroso – Vida que sobra”, “Paulo Chimendes – A travessia do tempo”, “Onirica ()”, do estúdio italiano fuse, e “Acervo em movimento – Virada educativa”. O último acesso às dependências do Museu será às 22h.

O Arquivo Público do Estado participa da Noite dos Museus com atividades culturais e educativas. A programação artística ocorre no pátio da instituição e inclui apresentações de diferentes grupos e artistas ao longo da noite, como “Eu, pessoas e os outros eus” (18h30), “Grupo Desagravo” (19h30), “Léo Monassa” (20h30) e “Casadimadera” (21h30). Durante o evento haverá a distribuição de livros e catálogos produzidos pelo Arquivo, reforçando o compromisso da instituição em difundir conhecimento e aproximar a sociedade de seu patrimônio documental.

A Noite dos Museus também proporciona uma experiência de visitação mediada ao prédio histórico do Apers, no Centro Histórico de Porto Alegre. A instituição criada em 1906 por Borges de Medeiros disponibilizou quatro horários para visitas mediadas às instalações do complexo neste sábado (29). As vagas para a atividade já estão esgotadas.

O Arquivo também oferece ao público a exposição “Apers 119 anos sob os olhares do USK POA”, que celebra a trajetória da instituição responsável pela preservação de mais de 20 milhões de documentos. A visitação ocorre até a meia-noite.

Sair da versão mobile