Ícone do site Jornal O Sul

A Petrobras vai demitir mais de 500 pessoas na área de comunicação

Plano da Petrobras prevê redução do número de gerências e otimização de recursos. (Foto: Daniel Scelza/Folha Imagem)

A Petrobras decidiu fazer uma reestruturação também na sua área de comunicação. A estatal informou que iniciará em novembro um programa que prevê a demissão de 511 pessoas, entre funcionários e terceirizados, nos próximos 6 meses.

A área de comunicação da estatal é responsável por atendimento à imprensa, comunicação interna, patrocínios, contratos de publicidade, entre outras atividades.

O efetivo total da área de comunicação reúne atualmente mais 1 mil profissionais. A Petrobras não comunicou o número atual, mas disse que em junho, entre concursados e terceirizados, eram 1.146 pessoas.

A Petrobras disse que a reestruturação teve como premissa a centralização das atividades, melhoria dos processos e otimização de recursos, e é parte de uma revisão mais ampla do modelo de gestão da companhia.

A empresa não informou a economia pretendida com a medida, mas afirmou que serão reduzidos em 30% os gastos referentes ao corpo gerencial, com gerências que deixarão de existir ou que mudarão de status. O número de gerências de primeira linha passará de 37 para seis. Já o número de gerências setoriais cairá de 24 para 22.

Endividamento e cortes

A companhia passa por um processo de ajuste do seu plano de negócios e revisão do modelo de gestão. A estatal está no centro das investigações da Operação Lava-Jato e enfrenta um alto grau de endividamento.

A Petrobras anunciou no dia 5 que reduzirá em 11 bilhões de dólares a previsão de investimentos para 2015 e 2016, e em 7 bilhões de dólares os gastos operacionais previstos para o período, devido aos novos patamares do preço do petróleo e da taxa de câmbio. Os investimentos previstos foram reduzidos para 25 bilhões de dólares este ano, ante previsão de  28 bilhões de dólares, e para 19 bilhões de dólares em 2016, ante projeção anterior de 27 bilhões de dólares.

No segundo trimestre deste ano, a Petrobras registrou lucro líquido de 531 milhões de reais, resultado quase 90% menor que no mesmo período do ano passado, quando lucrou 4,95 bilhões de reais. Nos 3 primeiros meses do ano, a estatal obteve lucro de 5,33 bilhões de reais, após ter fechado 2014 com um prejuízo de 21,58 bilhões de reais. (AG)

Sair da versão mobile