Com a abertura de uma consulta pública, desde essa quinta-feira a população pode contribuir com sugestões para o projeto de concessão da Estação Rodoviária de Porto Alegre. O processo foi definido pelo Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) para definir a nova administração do terminal pelos próximos 25 anos.
Os documentos técnicos (incluindo estudo de viabilidade, plano de investimentos e as minutas do contrato e edital de licitação) já estão disponíveis aos cidadãos por meio do site da autarquia (www.daer.rs.gov.br). Além disso, é possível enviar contribuições pelo e-mail consultarodoviaria@daer.rs.gov.br.
“Em um prazo de 30 dias, buscaremos opiniões junto aos usuários, para que possamos encontrar maneiras de realizar as melhorias necessárias ao bom funcionamento da rodoviária”, afirma o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Roberto Hagemann.
Durante o período de consulta, o Departamento também realizará uma audiência pública para debater propostas ao modelo de concessão. A data e o local do encontro serão definidos na semana que vem.
Investimentos
Em valores aproximados, o investimento previsto com a concessão da rodoviária é de R$ 77 milhões em obras e outros R$ 500 milhões em despesas operacionais. Dentre as melhorias previstas estão a qualificação das lojas e do sistema de segurança e monitoramento, além de climatização das salas de espera, instalação de escadas rolantes, elevadores e área de táxis coberta.
“Estamos confiantes de que esse modelo de parceria público-privada dará a eficiência e modernidade que se espera do maior terminal rodoviário do estado”, afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. “Isso inclui a qualificação da venda de passagens, inclusive online. Precisamos incorporar novas tecnologias para o bem-estar dos milhares de passageiros que utilizam a rodoviária todos os dias.”
História
Dirigida pela empresa Veppo & Cia Ltda., a Estação Rodoviária de Porto Alegre foi inaugurada em 28 de junho de 1970, em um projeto do Daer. Atualmente, recebe empresas de ônibus que fazem viagens estaduais, nacionais e internacionais.
Uma curiosidade é que, até o final dos anos 1920, quando uma pessoa planejava viajar, avisava a empresa transportadora e era recolhida em sua residência ou outro ponto previamente combinado. Na década de 1930, a capital gaúcha ganhou a sua primeira rodoviária, na antiga Praça do Coliseu (atual Praça Rui Barbosa), no Centro Histórico).
Após mais algumas mudanças de endereço, foi a vez de se instalar em definitivo no ponto atual, junto à avenida Castelo Branco/Legalidade, uma das principais saídas da cidade. Na época, o complexo foi considerado um dos maiores e mais modernos do segmento na América do Sul.
(Marcello Campos)
