Ícone do site Jornal O Sul

A prefeitura de Porto Alegre lançou um edital para exploração comercial do “”Bar do Lupi”, no Centro Municipal de Cultura

Local tem uma das atividades culturais mais intensas da capital gaúcha. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre lançou o edital de Permissão de Uso para exploração comercial do “Bar do Lupi”, localizado em dos espaços do grande saguão do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo nº 307, quase esquina com a Ipiranga). Sem concessionários desde 2016, o estabelecimento funciona como bar, café, lancheria e restaurante.

O edital foi publicado na edição da última sexta-feira, no Diário Oficial do município. A abertura do pregão está marcada para o dia 24 deste mês (quinta-feira), às 10h, por meio do aplicativo “Licitações” do Portal Eletrônico, onde os concorrentes devem apresentar maior valor mensal para uso do espaço – o mínimo fixado é de R$ 1.950 e o prazo de vigência da permisssão será de 24 meses.

O local recebe atividades culturais durante todo o ano, a cargo da programação contínua do Teatro Renascença, Sala Álvaro Moreyra, Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães e Atelier Livre Xico Stockinger. Além disso, o saguão (com três espaços) recebem exposições de artes plásticas, instalações e outras atividades culturais, sempre abertas ao público.

A movimentação cultural é uma das mais intensas da capital gaúcha. De acordo com a SMC (Secretaria Municipal da Cultura), responsável pelo Centro (onde conta com algumas de suas coordenações setoriais), circulam por suas instalações mais de 50 mil pessoas por ano. Atualmente, o “Bar do Lupi” está desocupado, assim como o café da Cinemateca Capitólio, por exemplo.

Personagem famoso

O nome do estabelecimento é inspirado no cantor e compositor Lupicínio Rodrigues (1914-1974). Além de sua importância artística, ele nasceu e cresceu em uma casa próxima ao ponto onde se localiza hoje o CMC e que até a década de 1970 fazia parte da Ilhota, espécie de vila popular situada entre os bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile