A prova de vida, a ser realizada por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foi suspensa até 31 de outubro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e ocorreu em virtude da pandemia de coronavírus.
A princípio, a comprovação foi suspensa em março, sendo, posteriormente, prorrogada até setembro. A exigência, prevista em lei, determina que beneficiários do INSS, servidores aposentados e anistiados comprovem que estão vivos a cada ano, em seu mês do aniversário ou após 12 meses da última prova de vida. Quem não fizer o procedimento pode ter sua remuneração suspensa.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as instituições bancárias estão aguardando a definição do cronograma por parte do INSS para poderem organizar a retomada da realização da prova de vida de forma organizada e sem aglomerações. O INSS afirmou que oportunamente divulgará como os beneficiários deverão proceder para a prova de vida.
Nas agências bancárias…
Em geral, bastava apenas ir diretamente ao banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto, por exemplo carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros. Algumas instituições financeiras também permitiam que a comprovação fosse feita em terminais de autoatendimento pela tecnologia de biometria.
Também era possível fazer o processo por meio de procurador, o qual deveria ir a uma agência da Previdência Social com um atestado médico emitido há menos de 30 dias, além de uma procuração registrada em cartório.
Sem sair de casa…
Este ano, o governo começou a implementar a prova de vida online. Veja como funciona:
2) Com a carteira de identidade em mãos, o interessado deve abrir o MEU INSS, clicar em “prova de vida” e depois em “iniciar prova de vida”;
3) No app MEU GOV.BR, o beneficiário deve clicar em “autorizações”. Depois, deve selecionar a autorização pendente e apertar em “autorizar”. Por fim, “ok” para confirmar;
4) O aplicativo irá, então, fazer uma pergunta que deve ser respondida de acordo com dados do documento pessoal;
5) A etapa seguinte é autorizar o MEU GOV.BR a usar a câmera do celular para a validação facial. A pessoa deve seguir as orientações da tela, sorrindo quando necessário para finalizar a biometria;
6) No MEU INSS é possível conferir o resultado. Basta clicar novamente no ícone “prova de vida”. Se tudo estiver certo, o beneficiário verá uma mensagem de “parabéns” e pode anotar o número do protocolo.