Ícone do site Jornal O Sul

A toxoplasmose provoca superlotação do maior hospital de Santa Maria

Unidades de Saúde do município recebem grávidas no sábado. (Foto: Divulgação)

O surto de toxoplasmose em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, está provocando a maior superlotação da história no Hospital Universitário de Santa Maria. O centro obstétrico que tem capacidade para atender 10 pacientes, está com 26 gestantes internadas. Muitas delas, com sintomas de toxoplasmose.

No último boletim divulgado pela prefeitura, subiu de 51 para 105 o número de casos confirmados da doença. A morte de mais um feto, que pode estar relacionada com a doença, está sendo investigada.

Serviços

A administração municipal está ampliando o serviço à população nas Unidades de Saúde e o acesso aos medicamentos. A Farmácia Central, responsável pela distribuição dos remédios, abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nos fins de semanas e feriados, as pessoas que necessitarem retirar medicamentos de forma emergencial podem se dirigir ao Pronto-Atendimento do Patronato, que ficará encarregado pela distribuição.

As gestantes têm prioridade para receberem o medicamento, tanto as atendidas pela Rede Pública quanto pela Rede Privada – basta possuir receita médica. Demais pacientes que apresentarem a doença também têm direito a retirar os medicamentos, desde que possuam receita médica emitida por um médico das Unidades Básicas de Saúde do Município. “Todas as gestantes têm acesso aos medicamentos pelo Sistema Único de Saúde, independentemente de onde elas foram atendidas, já que elas estão no grupo de risco e são, neste momento, nossa maior preocupação”, disse a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte.

“As gestantes que chegam à Farmácia estão sendo atendidas com prioridade e recebem toda atenção e, claro, o medicamento”, completou a coordenadora da Política de Assistência Farmacêutica do município, Salete Zago de Barros.

Comprometida em garantir o acesso da população à Saúde, em especial neste momento em que o Município enfrenta um surto de Toxoplasmose, a Prefeitura de Santa Maria disponibiliza mais um espaço para auxiliar os santa-marienses. O Ambulatório de Pacientes com Síndrome Febril, que funcionará junto à Casa 13 de Maio, atenderá pacientes referenciados de outras unidades. No sábado (28), seis Unidades de Saúde da cidade estarão com as portas abertas para receber as gestantes. As medidas são necessárias para garantir o tratamento das pessoas que estão com a doença e para prevenir e orientar as grávidas que, junto aos recém-nascidos e aos imunodeprimidos, estão no grupo de risco.

Atendimento no ambulatório

No ambulatório – que inicialmente atende só as sextas-feiras –, os médicos Infectologistas receberão as pessoas que, primeiramente, foram atendidas nas (UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ESFs (Estratégias Saúde da Família) ou nos PAs (Pronto-Atendimentos) e apresentaram a síndrome febril. Os pacientes – não gestantes – chegarão ao ambulatório referenciados por estas unidades. No espaço, além de serem acolhidas, as pessoas serão atendidas e, caso não tenham sorologia, serão encaminhadas para exames. Casos de Toxoplasmose Aguda serão encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria.

Unidades de Saúde

As gestantes que ainda não procuraram uma Unidade de Saúde, podem fazê-lo no sábado (28), quando seis estabelecimentos estarão abertos para receber, exclusivamente, as grávidas. Nos locais, das 8h ao meio-dia, elas receberão orientações sobre o surto de Toxoplasmose e farão exames. Cerca de 146 mulheres já compareceram aos postos de saúde para receber este atendimento. Cada uma das unidades conta com equipes prontas (um médico gineco-obstetra, um médico clínico geral, enfermeiros e equipe de recepção e de acolhimento).

Endereços:

Fármacia Central – Rua Roque Calage, nº 55 / Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h

Ambulatório – Rua Riachuelo, nº 364 (esquina com a Pinheiro Machado) – Centro. Junto à Casa 13 de Maio/ Telefone (55) 3921-1263

UBSs que abrirão no sábado (28) das 8h ao meio-dia: 

UBS Floriano Rocha (Rua Benjamin Ávila, 12, Cohab Santa Marta)

UBS Ruben Noal (Av. Paulo Lauda, 80 – Cohab Tancredo Neves)

UBS José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Centro)

Centro Social Urbano (Rua Venâncio Aires, 2645 – Vila Oliveira)

UBS Kennedy (Rua Vereador Dário Leal Da Cunha, S/N, B. Salgado Filho)

UBS Wilson Paulo Noal (Rua Monte Carlo, S/N. Camobi)

 

Sair da versão mobile