Nesta terça-feira, a ANP Trilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e a Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) realizam o seminário “Desafios para o Avanço da Mobilidade Sobre Trilhos na Região Metropolitana”.
O evento tem por objetivo debater o futuro da modalidade nos grandes centros urbanos. Serão apresentados aos gestores públicos os desafios e benefícios da expansão da rede de transporte de passageiros em trens e metrôs como estratégia capaz de promover a ampliação e a qualificação da mobilidade urbana.
Dentre as presenças esperadas estão prefeitos e secretários da Região Metropolitana, gestores públicos e especialistas em transporte de passageiros sobre trilhos. O seminário começa às 10h30min e prossegue até as 17h30min no auditório da Trensurb – avenida Ernesto Neugebauer nº 1.985 (bairro Humaitá), na Zona Norte da capital gaúcha. Mais informações pelo telefone (51) 3363-8113.
Ações internas
Já estão no ar nos monitores do “Canal Você” – veiculado em trens e estações da Trensurb – vídeos institucionais de divulgação da campanha de revisão biométrica dos eleitores gaúchos.
Segundo a empresa, a iniciativa é resultado de uma parceria entre com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul, que produziu as peças informativas por meio de sua assessoria de comunicação.
A empresa de transporte ferroviário também aderiu à campanha do agasalho de 2019. Até o dia 31 de julho, os passageiros do metrô podem deixar um agasalho ou calçado em caixas de doação instaladas em pelo menos oito estações: Mercado e Farrapos (Porto Alegre), Canoas e Mathias Velho (Canoas), Esteio; Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Outra ação interna é a campanha “Etiqueta Urbana”, que chega à sua oitava edição desde 2011. Trata-se de uma iniciativa que busca qualificar o uso do meio de transporte e a convivência entre os passageiros, contanto para isso com dicas de comportamento em trens e estações, incluindo o circuito interno de vídeo e pequenos esquetes, a cargo de atores nos papeis do personagem Alípio e do mascote Zurbinho.
A campanha surgiu em 2011, a partir de sugestões recebidas pela antiga Central de Atendimento ao Usuário da Trensurb. O que inicialmente eram apenas cinco orientações gerais, logo foi ampliado para dez e depois 11 “toques”. Confira as orientações atualmente reiteradas pela empresa aos usuários:
– não obstrua as portas e acomode-se ao longo dos carros;
– mantenha-se à direita nas escadas e ao entrar e sair dos trens;
– evite sentar-se no chão;
– respeite os bancos preferenciais;
– use fones de ouvido ao viajar escutando música;
– retire a mochila das costas;
– ao sentar, não invada o espaço alheio;
– jogue o lixo na lixeira;
– não se encoste na barra, segure-a somente com as mãos;
– não fique no trem no desembarque final;
– não ande de skate nas estações.
(Marcello Campos)
