Ícone do site Jornal O Sul

Vereadora Mônica Leal é prefeita de Porto Alegre até este domingo

Parlamentar assumiu o cargo devido à ausência temporária de Marchezan e de seu vice Gustavo Paim (foto). (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Durante cerimônia realizada nessa sexta-feira na sede da prefeitura de Porto Alegre, a presidente da Câmara de Vereadores, Mônica Leal (PP), assumiu o comando do Executivo local até este domingo. Com isso, ela se tornou a sétima mulher a assumir o cargo na história da capital gaúcha – e a segunda em quase dois anos e meio da atual gestão (antes dela, a procuradora-geral do Município, Eunice Nequete, também exerceu a função interinamente).

A substituição é motivada pela ausência do titular do Paço Municipal, Nelson Marchezan Júnior, e de seu vice Gustavo Paim, ambos em viagens de trabalho fora do Estado. O primeiro participa do Fórum Empresarial Lide, em Campos do Jordão (SP), enquanto o segundo viajou para o Uruguai, onde ocorrem reuniões do Conselho Administrativo da Rede Metropolis.

“Celebramos aqui uma demonstração de um relacionamento institucional de confiança entre os poderes Executivo e Legislativo, pelo árduo trabalho que tem sido feito por Porto Alegre”, disse Paim ao dar posse à parlamentar, antes do embarque para o Uruguai.

Mônica, por sua vez, definiu a incumbência como “uma oportunidade ímpar de ficar mais próxima das ações da prefeitura”. Ainda segundo ela, “o momento demonstra harmonia entre os poderes, que, mesmo independentes, são igualmente responsáveis pela melhoria da nossa cidade”.

Homenagem ao pai

No mesmo evento oficial, Gustavo Paim também sancionou a lei que denomina “Avenida Pedro Américo Leal” a via localizada entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, no bairro Cristal (Zona Sul). O projeto, de autoria de vereadores do Partido Progressista, homenageia o militar, deputado estadual e vereador Pedro Américo Leal (1924-2016), pai de Mônica Leal.

“Trata-se de uma justa e merecida lei, que não poderia ser sancionada em outra oportunidade que não esta, em que a filha do homenageado assume como prefeita de Porto Alegre”, disse Paim.

Agenda no Uruguai

Porto Alegre é integrante do Conselho Administrativo da Rede Metropolis, órgão de decisões executivas que reúne as maiores cidades e regiões metropolitanas do mundo. No encontro do qual participa o vice-prefeito na capital uruguaia, são debatidos temas referentes ao engajamento dos cidadãos na governança metropolitana, nas tecnologias digitais e na sustentabilidade, entre outros setores.

O trabalho da Mesa Diretora do Pacto Alegre, projeto iniciado no último dia 27 de março, com o propósito de transformar a capital gaúcha em referência em inovação e qualidade de vida, será objeto de estudo e inspiração para outras lideranças que estarão no evento, onde também serão definidos os objetivos da Rede Metropolis para o decorrer do ano.

Haverá, ainda, uma reunião bilateral com o prefeito de Montevidéu, Daniel Martinez, com o objetivo de avanço na minuta de cooperação bilateral entre Porto Alegre e a capital do Uruguai. Um acordo deverá incluir temas como inovação e ferramentas Smart Cities, participação cidadã, planejamento urbano e promoção do turismo entre as duas cidades.

“Pensamos em um acordo capaz de consolidar todo esse histórico de décadas de integração entre as duas cidades e de garantir o apoio às prioridades de ambos os lados para um futuro próximo”, frisou o vice de Marchezan.

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile