Ícone do site Jornal O Sul

Abastecimento de água começa a se normalizar na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, o problema ainda atinge grande parte da população

Temporal derrubou árvores e postes na Capital. (Foto: Divulgação)

Após a falta de energia elétrica causada pelo temporal da noite de sexta-feira (29), o abastecimento está se normalizando na Região Metropolitana. Em Porto Alegre, a situação ainda é crítica para muitos moradores.

Em Canoas, quase toda a população já conta com distribuição de água. O sistema de captação do Arroio das Garças e de tratamento começou a entrar em funcionamento às 11h de sábado. Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Niterói, o serviço voltou a funcionar às 13h30min. E na ETA Rio Branco, já estava plenamente restabelecido às 20h de ontem.

A distribuição de água está sendo retomada gradativamente. No entanto, ainda podem ser afetados alguns pontos dos bairros Estância Velha, Olaria, Guajuviras, São José e Loteamento Ozanan.

Os outros dois municípios que fazem parte desse sistema integrado de abastecimento, Cachoeirinha e parte de Gravataí, também estão com o fornecimento em fase de normalização.

Capital

Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) divulgou na tarde deste domingo que a Estação São João, que atende a Zona Norte, já está operando. De acordo com o departamento, o abastecimento de água na região está começando a normalizar.

Pela manhã já havia sido retomada  a operação na ETA Menino Deus e a previsão era normalizar em seguida São João e Moinhos de Vento.

Seis caminhões pipa fazem o abastecimento de hospitais e regiões críticas. Neste domingo (31), outros dois caminhões seriam disponibilizados e operados por servidores cedidos pela Carris e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

O Dmae solicita, no entanto, que os moradores economizem água, pois mesmo com o reestabelecimento da energia elétrica, o bombeamento da água para as casas leva um tempo para ser normalizado.

Sair da versão mobile