Ícone do site Jornal O Sul

Aberta licitação para o primeiro Terrário Urbano de Porto Alegre

Os Terrários Urbanos são inspirados no modelo de mini parques de Nova York (EUA). (Foto: Divulgação/PMPA)

A área localizada na rua Lucas de Oliveira, ao lado do número 1.831, esquina com a avenida Neuza Brizola, será a primeira a se tornar um Terrário Urbano em Porto Alegre. O projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade transformará áreas públicas ociosas em espaços sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza.

O edital de licitação foi publicado no Diário Oficial Oficial do Município na quarta-feira (31). A sessão pública ocorrerá em 4 de maio. Um dos benefícios do projeto é o direcionamento do valor da outorga obtido na licitação de áreas centrais e mais valorizadas na implementação de terrários em áreas periféricas, que serão disponibilizadas para o uso e gestão da comunidade e associações sem nenhum custo, segundo a prefeitura.

Inspirados no modelo de pocketparks (mini parques) de Nova York (EUA), os Terrários Urbanos têm como objetivo transformar áreas sem uso e com baixo valor comercial em locais que atraiam a população, conforme estipula o Decreto Municipal 20.652, da prefeitura de Porto Alegre.

Sair da versão mobile