Ícone do site Jornal O Sul

Abertura do ano letivo: governador gaúcho conclui em São Leopoldo a sua agenda de visitas a escolas estaduais

Comitiva esteve na instituição de ensino fundamental Professor Augusto Meyer. (Foto: Vitor Rosa/Secom-RS)

Acompanhado das secretárias Raquel Teixeira (Educação) e Izabel Matte (Obras Públicas), o governador gaúcho Eduardo Leite concluiu nessa sexta-feira (20) a sua agenda de visitas a colégios estaduais durante a semana de abertura do ano letivo na rede. O trio esteve na escola de ensino fundamental Professor Augusto Meyer, em São Leopoldo (Vale do Sinos).

Com 170 alunos, a instituição passou por uma revitalização completa, com investimento de R$ 2,5 milhões. As intervenções incluíram restauração das paredes e janelas nas salas de aula, substituição de portas de diversas salas, reparos na cobertura, manutenção das instalações elétricas, substituição de luminárias, reconstrução do piso na quadra esportiva e pintura de uma série de ambientes, dentre outros serviços.

A comitiva foi recepcionada pela Banda Marcial Amadeo Rossi. Durante o ato também se apresentou o Grupo de Violão Música-Arte e Sons, da EEEF Pedro Lenz, de Sapiranga (também no Vale do Sinos).

Com a palavra…

Ele enalteceu a mudança de ritmo na execução das obras: “Quando assumimos o governo, entre a demanda chegar da diretora e a obra começar levava, em média, mil dias. Hoje, levamos menos de 90 dias entre o pedido chegar e a obra ser executada. E, se for algo ainda mais emergencial, em dez dias ou uma semana a gente coloca para executar”.

Frisou, ainda, que a orientação é ir além de intervenções pontuais: “Quando a gente vai a uma escola, é para fazer transformação, não ‘obrinha’. É para transformar de verdade as escolas”.

Leite também reforçou que a transformação na Augusto Meyer reflete um movimento mais amplo em todo o Estado. “Essa transformação que a gente vê aqui é a mesma que está acontecendo em centenas de escolas no Rio Grande do Sul. Até o final deste ano, vamos chegar a mil escolas transformadas, com cerca de R$ 1 bilhão em investimentos só neste segundo mandato”, destacou.

A secretária Izabel Matte, por sua vez, aproveitou para dar uma “alfinetada” nas gestões anteriores do governo gaúcho:

“Antes, quando o governo conseguia atender a uma escola, tratava de questões pontuais… um telhado, um muro, um banheiro que precisava de conserto. Na atual gestão, quando entramos em uma escola é para transformá-la, propiciando à comunidade o conforto e a qualidade que merecem. Consideramos cada instituição em sua integralidade, por isso fizemos uma recuperação geral da Augusto Meyer”.

Sua colega Raquel Teixeira acrescentou: “Encerramos hoje aqui em São Leopoldo uma maratona percorrendo escolas que tiveram avanços importantes em suas infraestruturas. Foram dias felizes, que nos mostram que estamos no rumo certo, tornando os espaços mais adequados para que os nossos estudantes possam efetivamente aprender.

Ela finalizou: “Tudo isso que fizemos só é possível graças à integração entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Obras Públicas, que atuam de forma conjunta para garantir esses ambientes escolares mais qualificados, seguros e adequados.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile