Ícone do site Jornal O Sul

Abividro promove audiência pública sobre segurança de vidros em edificações na Assembleia Legislativa

Garantir a confiança do consumidor e a segurança na execução de obras motivou a criação de uma audiência pública, que será realizada nesta quarta-feira (27), às 11h15, na Sala Salzano Vieira da Cunha, 3º andar da Assembleia Legislativa. Em visita à sede da Rede Pampa, nesta terça-feira (26), o consultor da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Mauricio Fernandes de Jesus, reforçou a relevância da ação. “A ação vai debater o aprimoramento da informação ao consumidor sobre o uso de vidros de segurança em edificações”, explicou.

O movimento foi idealizado pela Abividro, em conjunto com outras entidades do segmento. O requerimento para a realização da audiência, de número 5/2025, foi proposto pelo deputado Airton Artus (PDT). “Foi criada a Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, para tratar desse propósito”, declarou Fernandes.

De acordo com a Abividro, o objetivo é proteger vidas e garantir a qualidade dos projetos executados. “Nossa missão é estimular a conformidade técnica, evitando distorções entre projeto e execução da obra; valorizar o imóvel e oferecer segurança jurídica para construtoras, projetistas, síndicos e proprietários”, afirmou Fernandes. Ele destacou ainda que a recente atualização da norma técnica para aplicação de vidro na construção civil representa um avanço importante, com maior segurança durante as obras e prevenção de acidentes.

A Abividro reúne indústrias de vidro que atendem diversos setores, como construção civil, automobilístico, decoração, moveleiro, perfumaria, cosmético, farmacêutico, alimentos e bebidas, linha doméstica, além de vidros técnicos e especiais. Desde 1962, a associação atua para intensificar o uso correto e seguro do vidro, estimular aprimoramento técnico e ambiental, e apoiar a logística reversa do material. Atualmente, a entidade é presidida por Lucas Malfetano, com Lucien Bernard Mulder Belmonte como presidente executivo.

Sair da versão mobile