Ícone do site Jornal O Sul

Ação conjunta apreende mais de 300 quilos de alimentos na Zona Sul de Porto Alegre

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados. Eles têm prazo de 15 dias para adequações. (Foto: Divulgação SMS/PMPA)

Em ação, nesta sexta-feira (22), entre a Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal da Saúde e a Delegacia do Consumidor foram apreendidos 329,8 quilos de alimentos impróprios para consumo humano. A fiscalização ocorreu em dois estabelecimentos comerciais nos bairros Ponta Grossa e Restinga, na Zona Sul de Porto Alegre.

A primeira apreensão ocorreu em uma padaria e confeitaria. A vistoria foi motivada por uma ocorrência policial em que o denunciante relata intoxicação alimentar após consumo de alimento. No local foram encontrados presuntos, salsichas e carne moída fora da validade. Além de caldas doces mal acondicionadas (desprotegidas) e sem identificação. Também não havia kit para higienização de mãos de manipuladores. A operação resultou na apreensão de 66 quilos de alimentos impróprios.

Uma denúncia ao serviço 156, referente ao comércio de carnes vencidas, estragadas e mau cheiro, levou as equipes a um minimercado na Vila Castelo-Restinga. Carnes sem procedência comprovada e com características alteradas, massas de pão mal acondicionadas e alimentos com data de validade vencida estavam no local.

Não havia portas na área de produção da padaria e nem kit para higienização de mãos de manipuladores. Também foram localizados recortes de carne congelada destinados à indústria de alimentação animal, que eram moídos e comercializados como guisado. A equipe apreendeu mais de 263 quilos de alimentos.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados. Eles têm prazo de 15 dias para adequações.

Sair da versão mobile