Ícone do site Jornal O Sul

Ação especial no Centro Histórico de Porto Alegre aplica 405 doses de vacinas contra a covid

A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

Ação especial de vacinação realizada neste domingo (24), no Centro Histórico de Porto Alegre, aplicou 405 doses contra a covid, sendo 18 de primeira, 139 de segunda e 248 de terceira dose. A Unidade Móvel de Saúde ficou estacionada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA).

Receberam a primeira dose pessoas de 12 anos ou mais. No local, também houve aplicação da segunda dose de Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca para quem tomou a primeira dose há oito semanas e Coronavac/Butantan para vacinados há 28 dias.

Já a terceira dose esteve disponível para idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde de todas as idades vacinados com a segunda dose há seis meses e imunossuprimidos com o esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, independente da fabricante.

A ação contou com o apoio de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, esteve no local.

Nesta segunda (25), a Secretaria de Saúde de Porto Alegre mantém a aplicação da vacina contra a covid em 52 locais: Shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, 13 farmácias e 36 unidades de saúde – sete delas com atendimento até as 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza).

O Rolê da Vacina estará no Centro Social Amavtron (rua Caixa Econômica, 587 – Santa Tereza), das 9h às 16h.

Devido ao remanejo de doses, não haverá aplicação da segunda dose de Oxford/AstraZeneca durante o período da manhã. O serviço será retomado a partir das 13h no Shopping João Pessoa e em oito unidades de saúde (Álvaro Difini, Assis Brasil, IAPI, Moab Caldas, Morro Santana, Santa Marta, São Carlos e Tristeza).

Partenon

Moradores do bairro Partenon, na Zona Leste da Capital, serão convidados a participar de uma pesquisa epidemiológica desta segunda a 30 de outubro. Eles serão questionados sobre possíveis eventos adversos após a vacina contra a covid-19.

A pesquisa é realizada pelo Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo – EpiSUS Intermediário, ofertado pela Fiocruz-Brasília, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

Os profissionais que aplicarão o questionário estarão identificados com crachás dos órgãos de atuação, além de camisetas e mochilas do curso. Eles percorrerão o bairro em duplas, sendo acompanhados por agentes comunitários de saúde. Cada dupla terá um agente junto no trabalho. O bairro foi escolhido por critério epidemiológico.

Sair da versão mobile