Ícone do site Jornal O Sul

Acordo mundial do clima: ministra diz que Brasil está satisfeito e “roubou a cena”

Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira comemorou resultado. (Foto: Marcos de Paula/AE)

Com lágrimas nos olhos, e, em alguns momentos, sem conseguir contê-las, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o embaixador do Brasil nos EUA, Luiz Alberto Figueiredo, que desempenhou um papel estratégico de negociação da 21 Conferência do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), disseram estar muito satisfeitos com o Acordo de Paris. “É tudo o que o Brasil defendeu. Nós chegamos roubamos a cena”, afirmou a ministra.

Exaustos do longo processo, os dois se abraçavam em comemoração. Entre os negociadores, há uma sensação de que o Brasil ajudou a destravar vários pontos, um deles ao propor a alternativa de como descrever o limite de temperatura (“bem abaixo de 2°C, com esforços em direção a 1,5°C”). “Nós estamos muito satisfeitos. É um trabalho que começou em Durban e que nos trouxe até aqui. Todo mundo nos cumprimentou pelo esforço, pela colaboração, como um país que sempre se colocou para construir soluções. O Acordo de Paris traz as bases para construirmos um futuro de baixo carbono e também para aumentar a ambição (de redução das emissões)”, disse a ministra Izabella.

Ela ainda brincou que nesse processo de consultas, uma vez que teve de conversar com todos as partes, o Brasil acabou adotando como lema a música dos Tribalistas: “Não sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem”, cantarolou com assessores. (AE)

Sair da versão mobile