Ícone do site Jornal O Sul

Advogado é suspenso nos Estados Unidos por propaganda enganosa, com palavrão

Em sua defesa, o advogado alegou que o uso do verbo “screw” era figurativo e não deveria ser interpretado de forma lasciva. Afinal, ninguém faz sexo com um banco. (Foto: AFP)

O advogado Brent Welke foi suspenso de suas atividades por 30 dias pelo tribunal superior de Indiana (EUA) por usar um slogan ofensivo: “Screwing banks since 1992” (que pode ser traduzido como “fodendo bancos desde 1992”).

Além da linguagem inapropriada, os tais anúncios do causídico, especializado em falência, prometiam coisas que ele não poderia cumprir, pelo menos inteiramente, tais como: “Mantenha sua propriedade”; “Impeça penhoras de salários”; “Impeça execução de hipoteca”; e “Impeça reintegração de posse de veículos”.

De acordo com os ministros da Corte, tais promessas equivaliam a algo como propaganda enganosa. Em decisão unânime, eles explicaram que anúncios omitiram o fato de que tais promessas a devedores em processo de falência representam apenas uma possibilidade, não uma garantia. Em sua defesa, o advogado alegou que o uso do verbo “screw” era figurativo e não deveria ser interpretado de forma lasciva. Afinal, ninguém faz sexo com um banco.

Quanto às demais promessas, elas seriam comuns nos anúncios de advogados de falência. “Se a Corte for se preocupar com isso, terá de suspender todos os advogados de falência do Estado”, ele disse ao jornal da ABA (American Bar Association, na sigla em inglês).

Sair da versão mobile