Ícone do site Jornal O Sul

Advogado pedirá impeachment do ministro Gilmar Mendes

Segundo Damous, ex-presidente da OAB-RJ, as atitudes de Mendes (foto) desonram a toga. (Foto: Givaldo Barbosa/AG)

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) informou na terça-feira que pedirá o impeachment do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Segundo Damous, ex-presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio), as atitudes de Mendes desonram a toga.

Na última sexta-feira, Mendes decidiu suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro da Casa Civil e devolver os processos que envolvem Lula nas investigações da Operação Lava-Jato ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), alegando que a nomeação como ministro causaria tumulto nas investigações.

“Eu já tenho uma petição pronta, mas tenho que atualizar porque ele [Gilmar Mendes] fala besteira todos os dias. Ele desonra a toga todos os dias, então eu tenho que acrescentar isso à petição. Mas eu quero logo, nas próximas semanas, protocolar o pedido de impeachment dele. Ele desonra a toga, na suprema corte americana ou num tribunal constitucional europeu ele nem chegaria lá. Então, nós vamos abreviar a carreira inglória desse indivíduo no Supremo”, disse.

Segundo o deputado, Gilmar Mendes é um militante partidário. “Eu acho até que o Gilmar Mendes na Câmara dos Deputados seria um ótimo parlamentar do PSDB, porque os que estão lá são uma porcaria. Ele deveria largar a toga, tentar se eleger e ir para lá, ele faria um ótimo papel lá. Mas o que ele está fazendo é desonrar o Poder Judiciário brasileiro, desonrar o Supremo Tribunal Federal”, completou o deputado.

Damous disse que o pedido de impedimento de Mendes será protocolado em seu nome e não no do PT. (ABr)

Sair da versão mobile