Ícone do site Jornal O Sul

Agência americana aprova o uso emergencial de novo teste para coronavírus

A Roche disse que "está indo ao limite de capacidade de produção" para entregar o maior número possível do novo teste. (Foto: Divulgação)

A FDA, a agência de regulamentação de medicamentos dos Estados Unidos, concedeu autorização para uso emergencial de um novo teste sorológico para a identificação do vírus Sars-Cov-2, que provoca a Covid-19. Fabricado pela Roche, o Elecsys é realizado por meio de coleta de sangue. O objetivo: a detecção de anticorpos em pessoas que foram expostas ao microrganismo.

Os testes de anticorpos têm sido fundamentais para ajudar a identificar as pessoas que foram infectadas pelo vírus, ainda que não tenham apresentado sintomas. Ajuda a acelerar a internação de quem precisa, rapidamente, de ventilação mecânica – evitando a superlotação de UTIs – mas é atalho para outra informação decisiva. Principalmente porque a checagem sorológica representa uma ferramenta para auxiliar a triagem prioritária de grupos de alto risco, como profissionais de saúde e trabalhadores de suprimentos de alimentos, que já tenham desenvolvido alguma imunidade e poderiam continuar atuando ou retornar ao trabalho.

“Testar, testar e testar”, como já avisou a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o caminho mais adequado para separar sãos de doentes, imunes de não imunes, a caminho da normalidade possível.

Coronavírus

Os Estados Unidos chegaram nesta quinta-feira (4), a 1.851.520 casos confirmados de contágio pelo novo coronavírus e 107.175 mortes, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, que compila dados sobre a pandemia em todo o mundo.

Os números indicam que houve 18.417 novas infecções e 919 mortes entre as 20h locais (21h de Brasília-DF) de terça (2) e quarta-feira (3), o que representa uma queda em relação aos últimos dias. Na terça, por exemplo, foram 23.144 contágios e 1.177 óbitos.

O Estado de Nova York continua como o epicentro da pandemia nos Estados Unidos, com 378.924 casos e 29.918 mortes, das quais 21.170 ocorreram apenas na cidade homônima.

Nova Jersey é o segundo Estado mais afetado, com 162.068 casos e 11.880 mortes, seguido por Illinois (124.279 e 5.665, respectivamente) e Califórnia (120.407 e 4.422).

O número não oficial de mortes em todo o país está abaixo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetava, na melhor das hipóteses, de 100 mil a 240 mil óbitos por Covid-19, mas ultrapassou muito a previsão mais otimista do presidente Donald Trump, que era de 50 mil a 60 mil.

Sair da versão mobile