Ícone do site Jornal O Sul

Agência de classificação Fitch tira selo de bom pagador do Brasil

Agência indicou que "a perspectiva negativa reflete incerteza contínua e riscos relacionados aos desenvolvimentos econômicos, fiscais e políticos". Foto: Reprodução

A agência de classificação de risco Fitch retirou ontem o selo de bom pagador do Brasil e agora é considerado grau especulativo por duas agências – a Standard & Poor’s já tinha cortado a nota brasileira em setembro.

A nota foi cortada de BBB- para BB+. A agência justificou sua nota: “A perspectiva negativa reflete incerteza contínua e riscos relacionados aos desenvolvimentos econômicos, fiscais e políticos. A deterioração do cenário doméstico está aumentando os desafios para as autoridades tomarem ações políticas de correção oportunas para elevar a confiança e melhorar as perspectivas para o crescimento, consolidação fiscal e estabilização da dívida”, disse em comunicado.

A decisão ocorreu um dia após o governo enviar ao Congresso Nacional uma proposta de redução da meta fiscal de 0,7% para 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016, com a possibilidade de abater gastos com investimentos desse percentual. O rebaixamento por duas agências de classificação de risco significa retirada de recursos investidos no Brasil, já que parte dos grandes fundos de investimento exige o selo de pelo menos duas agências para manter suas aplicações.

O anúncio fez o dólar subir. O dólar à vista avançou de 1,47% para 3,951 reais. Já o dólar comercial subiu 1,93%, para 3,950 reais. (Folhapress)

Sair da versão mobile