Ícone do site Jornal O Sul

Agência indica que pode rebaixar nota de risco do Brasil

(Foto:AFP)

A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s alterou a perspectiva do rating BBB- do Brasil de estável para negativa. A nota da avaliadora representa apenas um ponto acima do grau especulativo. Segundo a companhia, o País enfrenta desafios políticos e circunstâncias econômicas, apesar das mudanças promovidas pela presidenta Dilma Rousseff em seu segundo mandato estarem dificultando a condução da economia.

Em outras duas grandes avaliadoras de classificação de risco, a projeção também foi negativa. Para a Moody’s, o rating do Brasil é Baa2, com perspectiva negativa, dois pontos acima do grau especulativo. Quanto a Fitch, o País é BBB, com projeção negativa e dois degraus adiante do especulativo.

Motivos
A Standard & Poor’s avaliou que os riscos para o rebaixamento da nota de crédito do Brasil aumentaram. A agência informou que houve a revisão da perspectiva para negativa porque acreditava que, apesar das mudanças de política em curso, a empresa continua apostando na administração da presidenta Dilma Rousseff, mesmo diante dos riscos atuais.

Segundo a avaliadora, as investigações da corrupção na Petrobras contra pessoas físicas e jurídicas de alto perfil dos setores público e privado levaram a um aumento da incerteza política a curto prazo. “Essas apurações independentes são prova da estrutura institucional no Brasil, o que contrasta com a de outras economias emergentes”, comunicou a agência. (AE)

Sair da versão mobile