A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) autorizou a exploração do terminal portuário pela Porto Meridional. O Porto Meridional, investimento privado de R$ 6 bilhões, em fase de licenciamento, está projetado para ser um dos terminais de calado mais profundo do país.
O Porto Meridional será um porto marítimo onshore, a ser construído em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O novo terminal nascerá na costa, mas ficará fora da faixa de areia, deixando o espaço livre para a utilização pública. O projeto, que já foi declarado de utilidade pública pelo governo do Estado, está em fase de licenciamento ambiental junto ao Ibama e já tem aval da Marinha, do Ministério de Portos e Aeroportos e da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O investimento de R$ 6 bilhões é totalmente privado e vai gerar 1,5 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos durante a sua operação.
Ontem, o diretor jurídico da Porto Meridional, André Busnello, comentou para a coluna a expectativa diante da próxima etapa do projeto: “Contemplamos todas as observações que haviam sido apontadas pelo Ibama e agora estamos confiantes de que o retorno vai nos permitir avançar no processo. Se tudo correr conforme o esperado, nos próximos meses faremos a audiência pública”.
Com foco nas desigualdades sociais, Gramado sedia o Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social
O secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, é um dos protagonistas do Encontro Regional do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, aberto ontem, e cuja programação se encerra nesta sexta-feira (3), em Gramado. O evento reúne representantes dos governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e do Ministério do Desenvolvimento Social. Fantinel participou do painel que discutiu o papel dos estados e do SUAS no enfrentamento das desigualdades sociais – tema central para a política pública de assistência no país.
A presença de Beto Fantinel no evento reforçou sua liderança no debate nacional sobre políticas sociais. O Rio Grande do Sul tem adotado iniciativas de proteção e inclusão, que se tornaram referência nacional.
Senador Heinze descobriu que o projeto da Securitização estava parado na presidência da Câmara
O senador Luis Carlos Heinze (PP) descobriu que o projeto de lei da Securitização (PL 5122/23), aprovado em 16 de julho pela Câmara dos Deputados por 346 votos favoráveis e 96 contra, estava retido na presidência e não havia sido remetido ao Senado. Segundo Heinze, após conversar com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, recebeu a promessa de que o projeto seria remetido para o Senado.
“Os deputados deveriam ter feito esta pressão há mais tempo para que o processo já estivesse aqui no Senado. Agora, estou me candidatando a ser relator desta matéria”, afirmou Heinze, que abriu diálogo com o Ministério da Agricultura, e com a bancada do nordeste para dissolver obstáculos à sua aprovação pelo Senado.
Os votos contrários ao PL a Securitização
Está nos anais da Câmara dos Deputados: dentre os 96 votos contrários ao PL 5122/23, na sessão do dia 16 de julho, quatro foram dados por deputados gaúchos. Bohn Gass (PT), Denise Pessoa (PT), Maria do Rosário (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Paulo Pimenta (PT).
Domingos Velho Lopes é eleito presidente da Farsul
A nova direção da Farsul foi escolhida ontem (2), em chapa única, na sede da entidade. Domingos Velho Lopes assume como o novo presidente, com início do mandato em 1º de janeiro de 2026.
Dos 134 sindicatos aptos a votar, 123 participaram da eleição presencial, a 44ª da história da Farsul, que completará 100 anos durante o novo mandato. Foram 120 votos na chapa: dois nulos e um em branco.
Governador de MG, Romeu Zema confirma agenda no Estado
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (3) para uma coletiva de imprensa com o deputado federal Marcel van Hattem e o estadual Felipe Camozzato. Pré-candidato do partido NOVO à Presidência da República, Romeu Zema fará palestra no encerramento da Semana Caldeira e participará do jantar na CICS (Câmara da Industria, Comércio e Serviços) de Canoas, para debater sobre o futuro do Estado e do País. No sábado (4), Zema encerrará a agenda no Encontro Estadual do Partido NOVO-RS.
Ministério das Comunicações realiza evento para debater cabos submarinos e data centers
A propósito das notícias sobre o debate de políticas estratégicas para impulsionar a transformação digital no Brasil, esta coluna recebeu do Ministério das Comunicações a seguinte nota:
“Em um momento em que a conectividade é cada vez mais decisiva para o desenvolvimento econômico e social, o Ministério das Comunicações promove, no próximo dia 9 de outubro, o Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, em Brasília (DF). O encontro reunirá representantes do governo do Brasil, da iniciativa privada e de organismos internacionais para debater os caminhos que vão orientar a criação de políticas nacionais para essas duas áreas estratégicas.
O workshop será realizado em formato híbrido, das 9h às 18h, no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília, e reunirá até 150 participantes presenciais. A abertura oficial contará com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, da secretária-executiva do MCom, Sonia Faustino, e do secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius. Também participam representantes dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Entre os convidados internacionais e especialistas do setor estão nomes de destaque como Sonia Jorge, fundadora e diretora executiva da Global Digital Inclusion Partnership (GDIP); Luis Guillermo Alarcón, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Robert Clark, representante da Meta, além de outros executivos e autoridades que vão enriquecer os debates sobre os rumos da conectividade e da infraestrutura digital no Brasil.”
“Este workshop é um passo estratégico para ouvirmos especialistas, indústria e parceiros internacionais na construção de políticas modernas e eficazes. O Brasil tem potencial para se consolidar como um hub digital global, atraindo investimentos, gerando empregos e garantindo mais conectividade para toda a população”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
- @flaviorrpereira