Ícone do site Jornal O Sul

Agência Secreta diz que vai reduzir a espionagem nos Estados Unidos

O detido é administrador da Direção de Arquitetura, Patrimônio e Jardins do Senado da França. (Foto: Reprodução)

A NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) anunciou que pôs fim à polêmica prática de revisar e-mails e mensagens por celular (SMS) enviados por norte-americanos para o exterior a uma pessoa sob vigilância.

Embora possa realizar a prática sem problemas legais, a NSA disse que vai abandoná-la para proteger a vida privada dos cidadãos. “A NSA deixará de recuperar algumas comunicações na internet que façam menção a apenas um alvo estrangeiro”, segundo comunicado.

A agência está autorizada a vigiar as comunicações de estrangeiros. Dos norte-americanos, apenas em situações específicas e com autorização da Justiça.

A NSA também tem direito a examinar os e-mails e as mensagens de celulares de um cidadão norte-americano enviados fora dos EUA, se uma pessoa sob vigilância for especificamente mencionada, prática que levantou fortes críticas de organizações de defesa dos direitos civis, sob a alegação de que ela viola princípios da Constituição americana.

A NSA disse que abandonar essa ferramenta de vigilância fará com que ela perca acesso a informações importantes para lutar contra a ciberpirataria e o terrorismo.

Sair da versão mobile