Ícone do site Jornal O Sul

Agenda do papa nos Estados Unidos inclui desafios políticos e religiosos

Papa Francisco foi recebido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca (Foto: Reprodução)

O papa Francisco foi recebido nesta quarta-feira (23) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca, em Washington, em uma cerimônia que marca o início da agenda do pontífice em sua primeira visita ao país. Em seu discurso de boas-vindas, Obama agradeceu o pontífice por seu papel na reaproximação entre Cuba e os EUA. O presidente norte-americano e o papa também destacaram a necessidade de se discutir a mudança climática no planeta e a crise dos refugiados. Durante os seis dias de visita ao país, o papa terá uma agenda política e religiosa diversificada.

“Está claro para mim que a mudança climática é um problema que não pode mais ser deixado para as futuras gerações. Nós vivemos em um momento crítico da história. Ainda temos tempo para fazer as mudanças, sabemos que as coisas podem mudar”, disse o pontífice. Ele destacou que vem de uma família de imigrantes: “Como filho de uma família de imigrantes, me alegra estar em este país, que foi construído em grande parte por tais famílias”.

O pontífice deve interceder pelo fim do embargo imposto pelos Estados Unidos a Cuba e endossar a luta pelo combate à pobreza. No campo religioso, o papa tem como desafio fortalecer a Igreja Católica– que apresentou redução no número de fiéis – e tratar questões polêmicas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a imigração e o aborto. Cerca de 15 mil pessoas foram convidadas para a cerimônia oficial de boas-vindas ao papa.

 

Sair da versão mobile