Ícone do site Jornal O Sul

Agergs apresenta soluções para o fornecimento de água em quatro muncípios do RS afetados pelas enchentes

Foto: Jackson Ciceri

O conselheiro presidente da Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS), Ayres Apolinário, concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), na sede da instituição localizada no centro da Capital. Acompanhado dos conselheiros da Agergs, Apolinário divulgou as ações que serão executadas pela agência, após as falhas da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) no fornecimento de água nos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão.

Apolinário apresentou a resolução decisória número 136/2015, na qual é considerada a suspensão dos serviços de fornecimento de água nos quatro municípios em razão das enchentes ocorridas na semana de 20 a 25 de julho. A partir da vistoria de emergência realizada pela Diretoria de Qualidade dos Serviços nas estações de Tratamento de Água dos municípios de Alvorada e Cachoeirinha, a agência estabelecerá descontos sobre o valor total da fatura dos serviços nos seguintes termos: 30% na tarifa residencial social; 25% na tarifa residencial básica; 20% na tarifa empresarial; 10% nas tarifas empresariais comercial, industrial e pública.

O conselheiro presidente afirmou ainda, que este ressarcimento não substitui o sofrimento das famílias prejudicadas com as enchentes, mas ameniza o prejuízo de todos os afetados. Nos municípios de Alvorada e Viamão, os descontos previstos no “caput” serão aplicados à todas as unidades consumidoras e deverão ser implementados nas faturas da competência do mês de agosto de 2015, com vencimentos a partir de setembro deste ano. Já nas cidades Cachoeirinha e Gravataí, os descontos serão aplicados nas faturas do mês de setembro e com vencimentos a partir de outubro.A Corsan terá prazo de 90 dias para apresentar a relação das unidades consumidoras atingidas.

Sair da versão mobile