Aos 71 anos, a rainha do samba Alcione não tem meias palavras para elogiar o que gosta nem para falar o que a incomoda. Recentemente, a sambista se envolveu em polêmica após deixar uma crítica ao presidente Jair Bolsonaro. Alcione contou detalhes do dia. Segundo a artista, ela acordou já cansada e tinha acabado de tomar remédio para pressão. Quando viu um link sobre a fala do presidente, enviado pela irmã, ligou na hora para o assistente para gravar a resposta.
Perguntada sobre o vídeo, a sambista disse: “acho que se eu não respondesse, eu infartava ali”. Ela afurniy que não tomou a atitude para “aparecer”, mas por sua “consciência”.
O vídeo abriu guerra de reações positivas e negativas. Foram 40 mil comentários no Instagram e 35 mil no Facebook. Ela disse não ligar para a o período de repercussão. O importante, para ela, foi desabafar. “Demorei uns dois dias para ficar mais calma, mas fiquei”, disse ela.
O caso
No dia 19 de julho, durante conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni, Bolsonaro afirmou que daqueles “governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”.
No dia seguinte, o presidente disse que a fala foi uma “crítica” apenas aos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e não ao povo nordestino. Mesmo assim, Alcione publicou o vídeo em suas redes sociais condenando o uso da expressão “de paraíba” e pedindo “respeito” aos nordestinos. Com expressão séria, ela vestia uma camisa com estampa da bandeira do Maranhão, sua terra natal.
Assista ao vídeo