O ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, anunciou nesse domingo a reintrodução provisória de controles nas fronteiras para “conter o fluxo de refugiados”. “A Alemanha introduz provisoriamente controles em suas fronteiras, em particular com a Áustria”, indicou o ministro em Berlim, depois que nas duas últimas semanas 63 mil imigrantes chegaram a Munique, principal porta de entrada.
Somente no sábado, dez mil sírios chegaram à cidade alemã.“Também é absolutamente necessário por razões de segurança”, acrescentou o ministro em uma breve declaração à imprensa.
Comunicado
Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que a Alemanha parecia estar legalmente justificada em restituir controle de fronteiras nesse domingo, especialmente em sua divisa com a Áustria, e disse que isso mostrou a necessidade de os países do bloco definirem uma abordagem comum à questão dos refugiados.
“A reintrodução temporária dos controles de fronteira entre os estados-membros é uma possibilidade excepcional explicitamente prevista e regulada pelo código de fronteiras Schengen, em caso de uma situação de crise”, disse a Comissão Europeia em comunicado. “A situação atual na Alemanha, à primeira vista, parece ser uma situação abrangida pelas regras”. Nesta segunda-feira, os ministros do Interior e da Justiça da União Europeia se reúnem de emergência para analisar a questão.
