Ícone do site Jornal O Sul

Alerta é decretado no Chile por aumento de atividade de um vulcão

(Foto: Reprodução)

O Sernageomin (Serviço Nacional de Geologia e Mineração) do Chile decretou nessa sexta-feira alerta amarelo após observar um aumento de atividade no vulcão Lascar. Ele está situado a 1,6 mil quilômetros ao norte da capital Santiago.

Por volta das 9h32min locais (10h32min, de Brasília-DF), o maciço, situado nas cercanias de São Pedro de Atacama, registrou uma emissão de cinza apresentando uma coluna de fumaça de 2,5 mil metros de altitude, explicou o Sernageomin em comunicado. “O sinal sísmico que acompanhou o processo na superfície apresenta um deslocamento reduzido de 1 centímetro quadrado, valor considerado moderado a baixo.”

Em razão a esse alerta, a Unidade de Passagens Fronteiriças indicou que, por precaução, a passagem Sico, que liga o país com a Argentina, teve que ser fechada. “O Sistema de Defesa Civil está informado desde cedo. As medidas de resguardo já estão em desenvolvimento.”

O Sernageomin indicou que continuará monitorando o vulcão “com especial atenção”. O órgão também informará de maneira oportuna sobre eventuais mudanças na atividade vulcânica.

Lascar
O Lascar mede 5.592 metros e está situado a 70 quilômetros ao sudeste da cidade de São Pedro de Atacama. A última grande erupção ocorreu em 1993, quando o vento arrastou cinzas até o litoral brasileiro. Em 2006, o vulcão iniciou uma nova etapa eruptiva. Em janeiro de 2012, as autoridades decretaram alerta amarelo para o município de São Pedro de Atacama após obterem um registro de aumento de atividade sísmica na região.

(EFE)

Sair da versão mobile