Ícone do site Jornal O Sul

Alexandre Derlam lança primeiro filme de ficção no Festival de Cinema de Gramado

Curta-metragem faz parte da programação da Mostra Gaúcha do festival. (Foto: Divulgação)

Conhecido por seus documentários, o diretor Alexandre Derlam lança seu primeiro filme de ficção nesta edição do Festival de Cinema de Gramado. O curta-metragem “Rito Sumário” faz parte da programação da Mostra Gaúcha e terá sessão neste sábado (8), a partir das 14h,   no Palácio dos Festivais. A entrada é franca.

“O que pode existir em comum entre duas ou três pessoas que habitam uma grande cidade com todas as suas características degradantes: pressa, pobreza, sujeira, transações, baixos valores… Um rito breve, uma cerimônia sumária sem qualquer apelação”, explica o diretor sobre a trama.

Escrito a quatro mãos por Derlam e Jânio Alves, o roteiro tem uma abordagem intrigante. “É uma reação a tantas notícias sobre estelionatários, corruptos, bandidos e quadrilhas. Todos apontamos o dedo para os grandes golpes. Mas há os pequenos também. E nosso filme versa sobre eles”, diz o cineasta.

Os premiados da Mostra serão anunciados na noite de domingo (9). O curta é uma coprodução da Prosa Filmes e Redentor Filmes, com direção de fotografia de Pablo Chasseraux e montagem de Drégus de Oliveira. A produção executiva é de Laura Lautert e Sebástian Amorim.

Sair da versão mobile