Ícone do site Jornal O Sul

Aluno gay do Instituto de Aeronáutica vai a sua formatura usando vestido e salto alto em protesto contra homofobia

Talles de Oliveira Faria durante sua formatura. (Crédito: Reprodução)

Um vídeo que vem circulando na internet chamou a atenção por mostrar um aluno usando vestido vermelho e sapatos de salto alto durante a colação de grau do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em seu perfil no Facebook, Talles de Oliveira Faria explica que usou a roupa para protestar contra a homofobia na instituição.

Ele afirma que desde criança ouvia falar sobre as qualidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e que ingressar na universidade era seu grande sonho. “Mal sabia que seria a maior decepção de minha vida”, escreveu. O estudante conta que, durante a adolescência, estudou em uma escola militar, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e que sentia medo de que descobrissem sobre sua orientação sexual e o expulsassem. “Seria uma grande tragédia, já que na época sentia vergonha por ser LGBT.”

No texto, Talles relata episódios de homofobia que viveu ou presenciou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica. “Faziam piadas com os estudantes mais efeminados. Ser efeminado é ser viado e ser viado é ser piada. Ninguém quer ser piada, ninguém quer ser LBGT”, diz.

“Todos os meus amigos LGBTs morriam de medo que alguém os descobrisse e os desligasse. (…) Quando descobriram que dois amigos meus estavam namorando na Epcar, tiraram um deles do Código de Honra e começaram a perseguir o outro com punições.”

Sair da versão mobile