Ícone do site Jornal O Sul

Alvo de ataque terrorista, aeroporto de Bruxelas ficará fechado até terça-feira

Governo belga reforçou o policiamento em Bruxelas (Foto: Virginia Mayo/AP)

O aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas (Bélgica), atingido na terça-feira (22) por um atentado suicida duplo, não reabrirá antes da próxima terça-feira (29), anunciou neste sábado (26) a administradora Brussels Airport.

“Mais de quatro dias depois dos atentados, as investigações no terminal do aeroporto estão concluídas, mas a retomada das atividades com passageiros não será realizada antes de terça, 29 de março”, informou.

A gerência só recebeu nesta sexta-feira (25) a permissão para inspecionar o edifício com um pequeno grupo de engenheiros e técnicos para avaliar danos. A equipe de especialistas examinará a estabilidade das estruturas, verificará o funcionamento dos sistemas tecnológicos e de informação, além de analisar os danos materiais causados pelo atentado, para determinar o que precisará ser reformado.

Anteriormente, a administradora havia informado que o aeroporto ficaria fechado até domingo (27). O Órgão de Coordenação para a Análise da Ameaça da Bélgica diminuiu o nível de alerta terrorista na última quinta-feira. No entanto, determinou que cachorros especializados na detecção de explosivos devem estar nos acessos de cada terminal.

A direção do aeroporto estuda “soluções temporárias” para reiniciar os voos, levando em conta as novas medidas de segurança. O perímetro em torno do terminal será mantido e ninguém poderá entrar no local onde ocorreram explosões, exceto pessoal autorizado.

O fim de semana de Páscoa abre um período de duas semanas de férias escolares na Bélgica. Nesta época do ano, o aeroporto recebe uma média de 60 voos diários. Os atentados do dia 22 em Bruxelas, que atingiram o aeroporto e uma estação de metrô no Centro da cidade, deixaram 31 mortos e 300 feridos. Os ataques foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

 

Sair da versão mobile