Ícone do site Jornal O Sul

Alvo suspeito na Operação Zelotes, ex-ministra adquire imóvel de mais de 4 milhões de reais em Brasília

Erenice Guerra está construindo uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, em um terreno que continha uma casa antiga, adquirido por 4,3 milhões de reais. (Foto: Alan Marques/Folha Imagem)

Investigada na Operação Zelotes, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra está construindo uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, em um terreno que continha uma casa antiga, adquirido por 4,3 milhões de reais. A negociação, ocorrida em julho de 2014, foi intermediada pelo contador José João Appel de Mattos, alvo da Operação Acrônimo.

O bem foi comprado em nome da Gaya Participações Societárias S/A, empresa que tem o marido da ex-ministra, José Roberto Camargo Campos, como sócio, com 99% de participação. A casa antiga foi demolida para dar espaço à planta de dois andares, que deve ser concluída em breve.

A assessoria da Gaya garantiu que o imóvel foi comprado com recursos próprios de Erenice, mas a compra pelo nome da empresa ocorreu para evitar a especulação do preço do imóvel.

A ex-ministra da Casa Civil renunciou ao cargo em novembro de 2010, após denúncias de tráfico de influência e lobby que envolveram seus filhos, Saulo e Israel Guerra. Ela negou envolvimento em irregularidades. Em 2015, Erenice passou a ser investigada na Operação Zelotes por associação com o lobista e ex-integrante do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) José Ricardo Silva, por ter assinado um acordo para defender os interesses da empresa de telecomunicações chinesa Huawei perante a Receita Federal do Brasil e ao próprio colegiado. (AE)

Sair da versão mobile