Com o objetivo de conquistar mais espaço entre os concorrentes na disputa pelo comércio eletrônico no Brasil, a Amazon anunciou nesta quarta-feira (6) o lançamento de quatro novos programas voltados para atrair pequenas e médias empresas parceiras.
Os quatro programas para vendedores parceiros são: DBA – Delivery by Amazon, expansão do FBA – Logística da Amazon, Vendas Internacionais, e Programa de Recompensas.
“Os quatro novos programas chegam para proporcionar a esses vendedores parceiros, que em sua maioria são pequenas e médias empresas, uma maior conveniência no envio de produtos e a possibilidade de expandir ainda mais as fronteiras e estar presente em um novo país”, informou a empresa.
“Na Amazon, trabalhamos diariamente para garantir que nossos vendedores parceiros possam atender à crescente demanda dos clientes com conveniência e agilidade, além de conseguir expandir seus negócios de forma estruturada”, afirma Ricardo Garrido, Diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil. “Em 2020, a Amazon investiu US$ 18 bilhões globalmente em logística, ferramentas, serviços, programas e pessoas para ajudar os vendedores de PMEs a alcançarem sucesso. Só no Brasil, desde o ano passado treinamos mais de 100 mil PMEs através de aulas online com parceiros como o SEBRAE. São estes investimentos, apoiados por iniciativas como o Amazon Conecta e os lançamentos anunciados hoje, que reforçam o nosso compromisso a longo prazo com o crescimento e consolidação de vendedores parceiros brasileiros.”
Veja abaixo mais informações sobre os lançamentos:
Delivery by Amazon
Com o lançamento do DBA – Delivery by Amazon, os vendedores parceiros passam a se beneficiar de uma rede de provedores de serviços logísticos parceiros da Amazon, impactando positivamente seu negócio e os clientes, com tarifas a um custo mais baixo, entregas mais rápidas e 100% rastreáveis aos clientes. “O DBA trará maior eficiência operacional para o vendedor e mais atratividade para suas ofertas, que poderão ser elegíveis para frete gratuito e rápido para o Brasil todo. Esse novo serviço entra para o rol de Programas de Logística da Amazon junto com os já existentes FBA e FBA Onsite”, afirma Garrido.
O DBA já está disponível para vendedores convidados e estará disponível gradualmente para os demais vendedores parceiros do estado de São Paulo em novembro.
Expansão do FBA
O FBA – Logística da Amazon, conhecido em outros países como Fulfilment By Amazon, é um programa em que a Amazon faz desde o armazenamento e empacotamento do produto, até o envio e o atendimento ao cliente. Lançado em dezembro de 2020, o serviço era disponível apenas a vendedores parceiros convidados. A partir de agora, o serviço foi expandido a todos que atenderem critérios de elegibilidade e os vendedores parceiros podem aderir ao FBA – Logística da Amazon de forma automatizada, agendar a coleta ou enviar seu estoque de produtos para a Amazon.
“O FBA possibilita que a operação seja mais ágil para os vendedores, que podem se concentrar em expandir seus negócios, reduzir custos e a expandir a variedade de produtos para os clientes”, afirma Garrido. Com o programa, os produtos passam a ser automaticamente elegíveis a frete rápido e gratuito para membros Prime sem valor mínimo de compra. Os demais clientes podem aproveitar o frete grátis para compras acima de R$99 em livros e acima de R$149 nos produtos mantidos no centro de distribuição da Amazon sob o programa FBA.
Vendas Internacionais
O programa de Vendas Internacionais é a oportunidade de vendedores parceiros expandirem seus negócios para os Estados Unidos com uma solução simples através da Amazon Brasil, atingindo milhões de novos clientes.
“A Amazon trabalha para reduzir as barreiras para que empresas de todos os países possam acessar outros mercados e o nosso objetivo é que seja tão fácil vender para os EUA quanto é vender aqui no Brasil. O lançamento do programa de Vendas Internacionais fomenta e viabiliza a internacionalização das empresas brasileiras de forma muito simples, além de oferecer toda a infraestrutura logística da Amazon EUA para armazenagem e entrega dos produtos em outros países”, completa Garrido.
Com esse programa, vendedores parceiros elegíveis contam com apoio em ferramentas de venda e divulgação de seus produtos, aproveitando a logística da Amazon nos EUA, com o FBA – Logística da Amazon, além de acessar uma rede de prestadores de serviços que auxiliam em todas as etapas do processo de vendas e frete.
Programa de Recompensas
O Programa de Recompensas do Vendedor incentiva os vendedores parceiros a adotarem melhores práticas que podem ajudá-los a ter sucesso na Amazon, recompensando-os financeiramente por ações. “Cada vendedor poderá acompanhar as promoções disponíveis, podendo participar daquelas que forem mais interessantes para seu negócio. Se o vendedor realizar as tarefas como, por exemplo, aderir a um programa de logística ou a alguma ferramenta de precificação recomendados para sua loja, poderá ser recompensado por essas ações tomadas”, afirma Garrido.