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Anac passa a divulgar ranking de satisfação de usuários de empresas aéreas

Os dados, coletados a partir de janeiro de 2017, são apresentados por empresa. (Foto: EBC)

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) passa a divulgar, a partir desta terça-feira (16), o ranking com as manifestações dos usuários do transporte aéreo. Os dados, coletados a partir de janeiro de 2017, são apresentados por empresa aérea e podem ser consultados por meio da plataforma www.consumidor.gov.br.

Segundo a agência, mais de 12 mil demandas de usuários do transporte aéreo foram respondidas em 2017. “Na apuração divulgada hoje estão a quantidade de reclamações registradas; o prazo médio de resposta pela empresa; o índice de solução das demandas conforme a avaliação dos consumidores; e o índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado pelas empresas na plataforma”, informou a Anac.

Latam e a Azul aparecem em primeiro lugar no número de reclamações

No ranking divulgado pela Anac, a Latam e a Azul aparecem em primeiro lugar no número de reclamações, proporcionalmente, a cada 100 mil passageiros transportados, com 18 reclamações cada.

A Latam, que transportou 30,5 milhões de passageiros, foi a mais citada, com 5.479 registros. Já a Azul, teve 3.478 reclamações, para 19,592 milhões de passageiros que usaram a companhia.

A Avianca acumulou 1.179 reclamações, com média de 12 registros para 100 mil passageiros embarcados. A média mais baixa ficou com a Gol que recebeu 2.178 reclamações com 29,2 milhões de passageiros atendidos, o quer dá uma média de 7 registros por 100 mil passageiros transportados.

Avianca teve o melhor desempenho em 2017

Já no ranking que lista o índice de solução das demandas pelas empresas, conforme a avaliação dos consumidores, a Avianca teve o melhor desempenho em 2017, com 77,11% de satisfação dos passageiros que disseram ter conseguido resolver as pendências.

A Latam obteve 68,79% nesse indicador de satisfação, seguida pela Gol, com 66,45% de satisfação dos passageiros. Em último lugar ficou a Azul, com 53,44% de satisfação dos passageiros que fizeram reclamações.

No que diz respeito ao atendimento prestado aos clientes, a Azul também apareceu como a pior avaliada no ranking relativo ao atendimento prestado pelas empresas. Na variação de 1 a 5, a empresa ficou com nota 2,08. A Latam recebeu média 2,54 e, a Gol, ganhou uma média 2,65. A companhia aérea mais bem avaliada pelos passageiros foi a Avianca, com 2,96.

Reajuste

O governo, por meio da Anac, anunciou o reajuste do teto das tarifas de embarque e conexão de passageiros, e de pouso e permanência de aeronaves nos aeroportos brasileiros administrados pela Infraero. Os novos valores passarão a valer em 30 dias e não se aplicam aos terminais concedidos à iniciativa privada, como o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, e o de Guarulhos, em São Paulo, que terão reajuste ao longo do ano.

Com o reajuste de 4,58%, a tarifa máxima de embarque doméstico nos aeroposto geridos pela estatal subirá de R$ 29,90 para R$ 31,27. A tarifa máxima de embarque internacional, por sua vez, passará de R$ 115,64 para R$ 118,06 — já incluindo o adicional do FNAC, fundo setorial que provê recursos para o desenvolvimento da aviação civil no País. Ao todo, o valor corresponde a R$ 62,70. Os tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas foram reajustados em 2,95%.

 

 

 

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