Ícone do site Jornal O Sul

Angela Merkel não vê “maneira de reverter saída britânica” da União Europeia

A chanceler alemã jamais teve de negociar por tanto tempo sobre um tema, segundo a imprensa local. (Foto: Daniel Reinhardt/AFP)

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou na terça-feira, que não vê “nenhuma maneira de reverter” a saída do Reino Unido da UE (União Europeia) e que agora não é o momento de criar expectativas, mas de assumir a realidade.

“Não vejo nenhuma maneira de reverter isto. Todos, também de olho nas relações futuras [com o Reino Unido], faríamos bem em levar em conta a realidade. Não é o momento das ilusões, mas de contemplar a realidade”, disse Merkel na entrevista coletiva posterior à cúpula europeia na qual foi abordada a saída britânica.

Ela declarou que no jantar da cúpula, no qual o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deu explicações sobre o referendo, não foi comentada a possibilidade de Londres (Inglaterra) não ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa para iniciar o processo de separação com a UE. “Também não considero possível. O referendo está aqui como uma realidade. Parto do fato de que se ativará o processo, mas após um tempo [de reflexão] no qual os peticionários decidam que relação querem”, acrescentou ela. A chanceler afirmou que os outros 27 líderes do bloco deixaram claro que não demora no processo. “Acredito que a antecipação das eleições dos conservadores para setembro é um indício que todos entenderam”, ressaltou Merkel.

Sair da versão mobile