Ícone do site Jornal O Sul

Anvisa autoriza novas condições de armazenamento para a vacina da Pfizer contra o coronavírus

Estudo terá 885 participantes a partir dos 16 anos de idade. (Foto: Divulgação/Sesapi)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta sexta-feira (28) novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer. Agora, o imunizante pode ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de cinco dias.

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. “Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração”, informou a agência em nota.

As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.

A nova recomendação contribui para a ampliação da distribuição da vacina no Brasil. Na quarta-feira (26), o Ministério da Saúde autorizou os Estados a repassarem a vacina da Pfizer para todos os municípios. Antes, a aplicação do imunizante estava restrita às capitais.

Sair da versão mobile