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Ao concentrar seus principais investimentos fora do País durante uma década, a JBS/Friboi se tornou uma das multinacionais brasileiras mais internacionalizadas

Perfil agressivo na expansão da brasileira logo incomodou concorrentes estrangeiros. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Ao concentrar seus principais investimentos fora do País durante uma década, a JBS se tornou uma das multinacionais brasileiras mais internacionalizadas. A compra de empresas como a americana Swift por 1,4 bilhão de dólares, que em 2007 permitiu a entrada no mercado de bovinos e suínos dos Estados Unidos, ou a Pilgrim’s Pride, do segmento de aves, por 2,8 bilhões de dólares, em 2009, são alguns dos negócios que a levaram à liderança do ranking de internacionalização de múltis brasileiras realizado pela FDC (Fundação Dom Cabral) por quatro anos.

O perfil agressivo na expansão da brasileira logo incomodou concorrentes estrangeiros, que tentaram barrar a compra da Swift, em 2007, reclamando da forma de financiamento da JBS, que tinha o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como principal financiador de suas aquisições e também sócio. Embora esteja hoje sob investigação da Polícia Federal para apurar suspeitas de irregularidades na maneira como o banco público aprovou investimentos de 8,1 bilhões de reais, a expansão da JBS foi considerada positiva do ponto de vista do negócio.

 

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