Ícone do site Jornal O Sul

Ao convidar a chanceler alemã para a “Rio 2016”, Dilma brinca sobre o “7 a 1”

Antes do almoço, as chefes de Estado fizeram uma reunião e deram declaração à imprensa. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff fez nessa quinta-feira uma brincadeira ao lado da chanceler alemã, Angela Merkel, durante discurso em almoço no Palácio do Itamaraty. No momento em que convidava a chanceler para acompanhar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Dilma disse que gostaria que os alemães viessem ao País como fizeram na Copa do Mundo de 2014. Em seguida, afirmou que ali no almoço não se faria comentário sobre jogo nenhum, em uma referência à vitória de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil nas semifinais do Mundial.

A brincadeira de Dilma arrancou riso dos convidados, que eram ministros, diplomatas e empresários dos dois países. “Gostaria, senhora chanceler, de convidá-la para vir ao Brasil no próximo ano. Os Jogos Olímpicos serão ocasião para isso. Em 2016, esperamos ver milhares de alemães, como durante a Copa do Mundo. E não fazemos nenhum comentário sobre resultado de jogo nenhum”, afirmou Dilma.

Antes do almoço no Itamaraty, as chefes de Estado fizeram uma reunião e, em seguida, deram uma declaração à imprensa. Dilma defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da ONU.

O conselho é formado por cinco países permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) e por dez membros não-permanentes, que se revezam em mandatos de dois anos.

Segundo Dilma, a reforma no conselho em 2015, ano em que a ONU completa 70 anos, seria uma boa oportunidade. (AG)

Sair da versão mobile