Ícone do site Jornal O Sul

“Ao tornar o Estado mais atraente para empresas, apostamos na ampliação de investimentos”, diz o governador gaúcho na GM, em Gravataí

Há 19 anos no RS, fábrica da GM em Gravataí já montou cerca de 3,5 milhões de veículos - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Veículo mais vendido nos últimos quatro anos no Brasil, o Chevrolet Onix ganhou um novo modelo, lançado em cerimônia na sede da fábrica da GM (General Motors) Brasil, em Gravataí, na manhã desta quarta-feira (27). Depois do novo Onix Plus, a Chevrolet lançou a versão hatch do carro, com design mais esportivo.

No RS há 19 anos, a fábrica da General Motors em Gravataí, onde o novo veículo está sendo produzido, já montou mais de 3,5 milhões de veículos – a produção cresceu de 30 carros por hora, em 2000, para 66 unidades por hora em 2018, gerando mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.

No ano passado, a GM anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão na expansão da unidade gaúcha. Com a linha de produção do novo Onix, a fábrica de Gravataí deixou de produzir o Prisma e o antigo Onix, que passaram a ser fabricados em São Caetano do Sul (SP).

Para o governador Eduardo Leite, o setor automobilístico demanda investimentos constantes devido à rápida evolução tecnológica. “A tecnologia muda muito a forma de produzir e altera o próprio produto. Nosso papel, como Estado, é criar todas as condições para que o RS continue sendo foco de investimentos da GM”, disse o governador.

É também com esse objetivo que o governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa um conjunto de propostas intitulado Reforma RS, que enfrenta o crescimento vegetativo da folha, modernizando a legislação sobre carreiras dos servidores e aplicando, no Estado, as novas regras previdenciárias aprovadas no âmbito federal.

“Todas as reformas que estamos empreendendo no Estado são para que a GM e outras tantas empresas voltem a olhar o RS como um Estado acolhedor aos investimentos. Com redução de burocracia e de custos logísticos e tributários, apostamos nessa ampliação de investimentos”, ponderou Leite.

De acordo com o prefeito de Gravataí, Marco Alba, a GM é responsável por 10% do PIB e representa 45% da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do município.

Presente em cinco continentes, a marca mundial contabiliza cerca de 180 mil funcionários. A GM Mercosul é composta por fábricas em São José dos Campos (SP), São Caetano do Sul (SP), Mogi das Cruzes (SP), Joinville (SC), Gravataí e Rosário (Argentina).

Os secretários de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, também participaram da cerimônia.

Sair da versão mobile