Ícone do site Jornal O Sul

Sessão com esclarecimentos de Moro na Câmara dos Deputados acaba com briga de parlamentares

Em rede social, ministro ressalta que só serão perdoados policiais condenados por crimes não intencionais. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro,prestou esclarecimentos na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (2), sobre as supostas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. Os diálogos foram divulgados pelo site Intercept Brasil nas últimas semanas.Tanto o ministro quanto o procurador Deltan Dallagnol questionam a autenticidade das conversas e negam que os textos sejam provas de irregularidades.

Ao abrir a audiência, o ministro argumentou que a invasão de celulares de autoridades para obter mensagens faz parte de uma “tentativa criminosa de invalidar condenações” da Operação Lava Jato.

“A minha opinião, e aqui é uma opinião informal, é que alguém com muitos recursos está por trás dessas invasões e que objetivo principal seria invalidar condenações da Operação Lava Jato e impedir novas investigações. Seria alguém com recursos, porque não é tentativa de ataque a um celular, mas tentativa de ataque a vários, em alguns casos talvez com sucesso, o que não parece corresponder à atividade de um adolescente com espinhas na frente do computador”, ressaltou.

Diversos embates ocorreram entre oposicionistas e o ministro. Já os governistas defendiam Moro. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), chegou a afirmar que encerraria o encontro, caso os parlamentares não se acalmassem. No entanto, após o deputado Glauber Braga (PSol) chamar o ministro de “juíz ladrão e corrompido que ganhou uma recompensa para que a democracia brasileira fosse atingida”, os ânimos ficaram exaltados. Parlamentares contra e a favor de Moro iniciaram uma discussão, quase chegando às vias de fato. Em função da confusão, Sérgio Moro deixou o local e a sessão foi encerrada.

Acompanhe a briga que deu fim à audiência, a partir dos últimos 15 minutos:

Sair da versão mobile