A ventilação realizada por aparelhos de ar-condicionado pode contribuir para a proliferação do coronavírus, segundo pesquisa feita por cientistas com três famílias que frequentaram um restaurante com ar-condicionado na cidade de Guangzhou, na China. Delas, 10 pessoas contraíram a Covid-19.
De acordo com os pesquisadores chineses, “o fator chave para a infecção foi a direção do fluxo do ar”. O artigo foi publicado no periódico Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
No estudo, os cientistas afirmaram que a transmissão do vírus neste caso não pode ser explicada apenas pela transmissão de gotículas, porque elas permanecem no ar durante pouco tempo e percorrem menos de um metro. As distâncias entre o primeiro paciente e as pessoas das outras mesas eram maiores. “Um fluxo de ar forte do ar-condicionado pode ter propagado gotículas”, escreveram.
Para evitar a propagação da Covid-19, os pesquisadores recomendam que restaurantes mantenham a temperatura ambiente, aumentem a distância entre as mesas e melhorem a ventilação.
