Ícone do site Jornal O Sul

Apesar de existir processo judicial, a possibilidade de Neymar ser preso na Espanha é “nula”, diz seu advogado

Atingir a glória alcançada diversas vezes por Messi é a meta agora de Neymar. (Foto: Reprodução)

Embora a data da audiência não tenha sido definida, Neymar e seus pais devem ser julgados pela Justiça espanhola ainda neste ano. Mesmo que o atacante do Barcelona seja condenado por corrupção de particulares, a chance de ser preso é zero. As avaliações são feitas pelo seu advogado, Davi Tangerino.

A pena máxima seria, caso seja condenado, seria de dois anos de prisão. “Os advogados espanhóis estimam que se houver uma condenação, seja de seis meses a um ano. As leis da Espanha determinam que réus primários condenados a até quatro anos têm pena suspensa. A chance de prisão é nula”, disse à Folha de S.Paulo o advogado brasileiro do atacante da Seleção.

Na quarta-feira (4), o juiz José de la Mata absolveu o jogador, seus pais e a empresa N&N Consultoria Esportiva Empresarial ­ que pertence à família do atleta de fraude. Mas eles terão de pagar cerca de R$ 730 mil até o início da próxima semana para terem o direito de se defender da acusação de corrupção de particulares.

Barcelona e Santos terão de depositar cerca de R$ 15 milhões para se defenderem da acusação de fraude. Também terão de pagar multas no caso o ex-presidente santista Odilio Rodrigues Filho, e os ex-dirigentes do Barcelona Alexandre Rosell Feliu e Josep Maria Bartolomeu I Floreta.

“Na decisão, o juiz chama o caso de ‘esquizofrênico’. [Para condená-lo por corrupção] A Justiça teria de considerar que os 40 milhões de euros que o Neymar recebeu como suborno. E já foi considerado pela própria Justiça que foi salário. Como pode ser propina? Só se o Neymar soubesse que seria vendido pelo Santos ao Barcelona. Senão seria uma ilusão”, defende Tangerino.

Sair da versão mobile