Ícone do site Jornal O Sul

Aplicativo de paquera promete causar polêmica e proíbe fotos editadas

Misto de Tinder e Snapchat por aliar paquera e imagens com “prazo de validade” máximo de 24 horas, Fresh se propõe a reduzir as decepções de seus usuários com pretendentes da vida real. (Crédito: Reprodução)

O Fresh, lançado recentemente, é um novo aplicativo de paquera. Propondo-se a ser um misto de Tinder e Snapchat, o programa já está disponível no Android, do Google, e no iOS, do iPhone, mas apenas no Brasil e na França. Nas fotos do Fresh, o usuário não pode adicionar filtros ou fazer edições, e as imagens são tiradas e postadas diretamente no programa.

A Match Group, empresa responsável pela novidade, justifica o desenvolvimento desse recurso no serviço pelo fato de usuários dos sites de paquera reclamarem de que as fotos, muitas vezes, não correspondem à realidade.

O Fresh se parece com o Tinder, por também ser um aplicativo de paquera. Ele permite que o usuário possa escolher, ao ver uma foto da pessoa, se deseja conhecê-la melhor ou não. Já a semelhança com o Snapchat está no fato de que, no Fresh, as fotos publicadas também expiram em 24 horas. Depois disso, o usuário precisa tirar uma nova selfie para atualizar seu perfil. O recurso foi criado porque é comum usar uma foto muito antiga ou altamente editada para atrair parceiros e, quando o encontro entre os usuários acontece, a pessoa se mostra diferente do que aparentava.

Segundo Gaël Deheneffe, presidente do grupo Match.com, as pesquisas foram realizadas com grupos de jovens e a maioria apontou que as fotos de muitos pretendentes acabam sendo antigas ou produzidas demais. “Ao conhecer o paquera pessoalmente não é nada daquilo que parecia ser. Diante desse cenário, surgiu a ideia do novo aplicativo”, revela Deheneffe.

Outro destaque do Fresh é a função WorldWide, permitindo que o usuário escolha conhecer pessoas do mundo inteiro e não necessariamente as que estejam por perto. Além disso, é possível refinar as buscas por idade e sexo do pretendente. O grupo Match domina a rede global de sites de relacionamento. Atualmente, ele é proprietário do Par Perfeito, Divino Amor, Divina Palavra, PlentyOfFish, G Encontros e Tinder.
.

Sair da versão mobile