A segunda era espacial começou. É o que anunciou Todd Ericson, diretor da missão Inspiration4, da SpaceX, em uma coletiva de imprensa após o retorno bem sucedido dos tripulantes à Terra. Os quatro turistas espaciais foram os primeiros sem formação de astronauta a orbitar o planeta por três dias.
“Bem-vindos à segunda era espacial”, disse ele. Agora, “as viagens espaciais serão muito mais acessíveis aos homens e mulheres comuns”, acrescentou.
Para o ex-piloto de testes da Força Aérea Americana, está consolidado o início da fase em que o espaço deixa de ser apenas para estados-nação e passa a estar sob o alcance de empresas e indivíduos comuns.
Se o primeiro estágio dessa fase pôde ser inaugurado pelos bilionários Jeff Bezos (Blue Origin), Richard Branson (Virgin Galactic) e Jared Isaacman (SpaceX, de Elon Musk) agora é a vez de novos negócios ganharem tração.
Após a jornada em órbita da SpaceX, voos de civis e produções cinematográficas já têm data marcada fora da Terra.
Filmes gravados no espaço
Filmes que encenam a vida no espaço já não precisarão mais de tantos efeitos criados por meio de computadores. Duas produções audiovisuais devem ser gravadas fora da Terra nos próximos meses.
A primeira delas deverá ser um filme do diretor russo Klim Shipenko. A agência espacial russa Roscosmos, em parceria com a emissora pública Channel One, planeja gravar o conteúdo a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) em outubro.
Uma equipe russa de dois cosmonautas e dois profissionais de cinema deverão decolar no dia 5 de outubro, e a missão deve durar cerca de 12 dias.
“Este filme é construído em torno da história de uma pessoa comum. Um médico que não tinha nada a ver com a exploração espacial e nunca pensou sobre isso é oferecido para viajar para a ISS e salvar a vida de um cosmonauta”, disse o diretor do filme, em entrevista coletiva antes da partida da tripulação para o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A atriz principal Yulia Peresild disse que aprendeu a ser sua própria maquiadora e figurinista. “Não estará no mesmo nível que na Terra, mas faremos o nosso melhor. Estamos prontos para isso”, disse ela.
Se confirmado, será o primeiro filme da história a ter gravações diretamente do espaço, colocando os russos à frente de seus colegas americanos.
Turismo espacial
Além da indústria audiovisual, o mercado do turismo espacial já está com a agenda cheia. A Virgin Galactic, empresa de Richard Branson, já vendeu 600 ingressos. E celebridades como Lady Gaga, Justin Bieber e Tom Hanks já garantiram seus assentos.
Antes do voo inaugural de Branson, as passagens eram vendidas por preço entre US$ 200 mil e US$ 250 mil. Depois do sucesso, a empresa anunciou que reabriria as vendas com custo a partir de US$ 450 mil pessoa. O empresário espera começar a realizar voos suborbitais comerciais tripulados no ano que vem.
“Estamos aqui para tornar o espaço mais acessível a todos. Queremos transformar a próxima geração de sonhadores nos astronautas de hoje e de amanhã”, disse Branson após seu voo.