Ícone do site Jornal O Sul

Após ataques na França, aprovação a Hollande cresce sete pontos, mas não chega a 30%

32% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a resposta aos atentados por parte do presidente.(Foto: Pool/ Yoan Valat/AFP)

Pouco mais de uma semana depois dos atentados de 13 de novembro em Paris (França), a popularidade do presidente da França, François Hollande, teve uma alta significativa de sete pontos percentuais, segundo uma sondagem encomendada pelo diário Journal du Dimanche. De acordo com a pesquisa, a aprovação ao mandatário subiu de 20% no mês passado para 27%. O levantamento apurou que 3% dos cidadãos estão “muito satisfeitos” com o chefe de Estado, e que 24% estão “um pouco satisfeitos”. Outros 40% estão “um pouco descontentes”, e 33%, “muito descontentes”.

O levantamento revela, no entanto, que essa nova porcentagem só supera em 3% o nível mais baixo alcançado pelo ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy em seu mandato, entre 2007 e 2012. A pesquisa ouviu 1.943 pessoas entre os dias 12 e 21 de novembro. Já a popularidade do primeiro-ministro Manuel Valls teve uma alta mais discreta, indo de 36% para 39%, somando os que estão um pouco ou muito satisfeitos. Além disso, 32% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com a resposta aos atentados por parte de Hollande, número que sobe para 44% no caso de Valls. Após os ataques à revista Charlie Hebdo, em janeiro, a popularidade do presidente já havia tido um crescimento de 12 pontos percentuais.

Sair da versão mobile