Ícone do site Jornal O Sul

Após crise diplomática, Dilma reconhece e recebe embaixador indonésio

Presidenta recebeu das mãos de Toto Riyanto (E) suas cartas credenciais em cerimônia no Palácio do Planalto. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff reconheceu nesta quarta-feira (04), de forma oficial, a atuação do embaixador da Indonésia no País, Toto Riyanto, após receber das mãos dele as cartas credenciais em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Dilma também recebeu as cartas de representantes de outras 21 nações.

No início deste ano, uma crise diplomática entre o Brasil e a Indonésia foi desencadeada após o país asiático executar dois brasileiros condenados à morte por tráfico de drogas. Apesar dos apelos do governo do Brasil, Rodrigo Gularte e Marco Archer foram executados.

O recebimento de credenciais é uma formalidade que marca oficialmente o começo das atividades dos diplomatas. Na prática, com o ato, o presidenta passa a reconhecer que o embaixador representa o Estado no Brasil.

Em fevereiro, Dilma adiou a medida. Ela havia convocado ao Planalto  embaixadores de seis países para receber suas credenciais, em uma cerimônia semelhante à desta quarta-feira. Entre esses seis, estava Riyanto. O indonésio, porém, só foi avisado quando chegou ao Planalto de que sua participação na cerimônia havia sido cancelada.

Em função dessa atitude, o Ministério das Relações Exteriores da Indonésia divulgou nota na qual informou que havia chamado Riyanto de volta ao país. (AG)

Sair da versão mobile