Ícone do site Jornal O Sul

Após dois anos de pandemia, mais de 80% das escolas municipais do Brasil têm aulas presenciais

O coronavírus provocou a suspensão das atividades presenciais nas escolas brasileiras. (Foto: Divulgação)

Após dois anos de pandemia de coronavírus, mais de 80% das escolas das redes municipais de educação no Brasil estão com aulas totalmente presenciais e mais de 90% oferecem atividades presenciais cinco vezes por semana, com adesão quase total dos estudantes.

É o que revela uma pesquisa realizada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), com o apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O levantamento também mostra que quase 80% das escolas municipais do País utilizam a Busca Ativa Escolar para identificar e ajudar crianças e adolescentes que estão fora das salas de aula a retomarem os estudos.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, apontou que, entre os principais desafios relatados pela maioria dos 3.372 municípios participantes da pesquisa, está encontrar e integrar estudantes que não voltaram para a escola.

Segundo a Undime, os municípios brasileiros que ainda trabalham no formato remoto ou híbrido cumprem essa etapa para adequação de protocolos e também porque, em alguns casos, há ainda necessidade de recomposição de equipes de apoios e estruturação das escolas.

Sair da versão mobile